Público acompanha performance e peça em penúltima noite do Feteco 2023

A abertura ocorreu no hall do auditório Francisco Contini, onde rolou a “Ação performática dionisíaca”. Era o resultado das oficinas desenvolvidas na própria instituição de ensino superior. Depois, “Reza” do Grupo de Teatro da Unicentro

Sob comando do ator, diretor e professor Luan Almeida Sales, a Cia. de Teatro Um Só Ato e o Grupo de Teatro da Unicentro apresentaram seu trabalho artístico na noite desta quarta-feira (25), durante o Feteco 2023. Tudo isso no campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

A abertura ocorreu no hall do auditório Francisco Contini, onde rolou a “Ação performática dionisíaca” da primeira companhia. Era o resultado das oficinas desenvolvidas na própria instituição de ensino superior.

Antes de começar a performance, o diretor contou um pouco de sua trajetória nas artes cênicas, destacando o quanto figuras como Marcio Ramos (em “O Rei da Vela”, de anos atrás) e o Feteco o inspiraram a seguir no caminho teatral. Sales é formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há 22 anos no ramo.

A apresentação iniciou dentro de um “quadrilátero” formado pelas cadeiras dos espectadores. Em seguida, o elenco finalizou em escadas instaladas na parte de fora do bloco.

“Ação performática dionisíaca”, no hall do auditório Francisco Contini (Foto: Cristiano Martinez)

Assim que acabou a “Ação performática dionisíaca”, o diretor convidou o público para adentrar o Francisco Contini, onde se deu a encenação de “Reza”. Esta montagem já havia sido apresentada parcialmente durante o 36º Encontro da Arte Folclórica em agosto deste ano, quando ainda estava em estágio de construção.

Agora, o Grupo de Teatro da Unicentro pôde contar a versão acabada. Em síntese, uma peça sobre histórias de benzedores de Guarapuava, representadas cenicamente. O elenco é formado por Jurandir Junior e Rebeca Mendes.

Terminado o espetáculo, Luan Almeida Sales subiu ao palco para agradecer à organização do 26º Festival de Teatro da Unicentro, à diretora de Cultura da Unicentro Níncia Teixeira, à secretária municipal de Cultura Rita Felckak, à chefe da Divisão de Assuntos Culturais Elizabete Lustoza, a Betinha, e à Andressa Rodrigues, responsável pela cenografia da peça.

“E dia 7 de novembro, nós vamos representar Guarapuava no Festival Nacional de Teatro, o Fenata, em Ponta Grossa”, adiantou Sales, informando que “Reza” vai chegar até os Campos Gerais. “Levando a história de nosso povo”, explicando que é uma peça que buscou referências das benzedeiras da infância de cada um, do convívio cotidiano. Tudo feito com muito respeito à cultura e à pluralidade.

Ator Jurandir Junior em cena (Foto: Cristiano Martinez)

ÚLTIMO DIA
O Feteco 2023 fecha sua programação nesta quinta-feira (26), a partir de 19h, com “O que o mordomo viu”, do Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG). Será no Teatro Municipal Marina Karam Primak.

Entrada gratuita. Mas os ingressos devem ser retirados na Diretoria de Cultura da Unicentro (Dirc), que fica no campus Santa Cruz (rua Padre Salvador Renna, 875); ou na Secretaria de Cultura (Secult), na Casa da Cultura (rua Alcione Bastos, 1821 – Alto da XV).