Projeto ‘Notas para a Vida’ promove bem-estar emocional a pacientes
O compositor e pianista Jair Petry leva melodias de bem-estar a pacientes em hospitais, asilos e orfanatos do Paraná
Nos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro próximos, o projeto de musicoterapia “Notas para a Vida” realizará no Estado do Paraná 226 ações em 40 hospitais em 27 municípios. Será um dos maiores projetos de musicoterapia já realizado no Paraná.
Trata-se de projeto criado pelo empreendedor social Jair Marcelo Petry, que realiza através da música ações que trazem benefícios fisiológicos comprovados cientificamente ao organismo através da musicoterapia, além de proporcionar momentos de paz e bem-estar emocional a enfermos, familiares e colaboradores, criando uma experiência auditiva capaz de acalmar medos, angústias, preocupações, dissolver tristezas e por instantes transportar as pessoas a um lugar calmo e seguro: “A atividade física está para o corpo, a oração esta para o espírito, assim como a música está para a alma”, explica Jair Petry.
A história de Petry é a essência do “Notas para a Vida” que tem como missão: “Ser criativo, verdadeiro e persistente, usando a capacidade de determinação e liderança, para realizar obras que façam diferença na vida das pessoas, conquistando assim, o reconhecimento e a satisfação de um legado”.
Em seis anos foram realizadas 850 ações somando perto de 20 mil minutos de música instrumental executada ao piano para mais de 40 mil pessoas em 80 instituições, 20 cidades, 2 estados e mais de 2 milhões de pessoas assistiram as matérias jornalísticas do projeto na televisão.
O projeto será realizado pelo apoio da Cooperativa Agrária através do programa Paraná Competitivo do Governo do Estado do Paraná, pela Rosa Musical LTDA.
CIDADES
Ponta Grossa, Palmeira, Castro, Ipiranga, Prudentópolis, Irati, São Mateus do Sul,
União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Entre Rios, Guarapuava, Turvo, Pitanga,
Manoel Ribas, Candido de Abreu, Candói, Laranjeiras do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Verê, Dois Vizinhos, Pato Branco Mariópolis, Palmas, Marmeleiro e Francisco Beltrão.
GUARAPUAVA
O projeto passará por Guarapuava a partir do dia 28, seguindo pela região com ações em entidades como Novo Hospital Santa Clara, Asilo São Vicente de Paula, Hospital Regional, Hospital Bom Pastor, Hospital São Vicente de Paula, Centro Municipal, Lar dos Idosos Santa Ana, Hospital Municipal Santo Antônio, Hospital Municipal São Francisco de Assis, SOS Airton Haensich.