Projeto em Guarapuava promove festival musical para arrecadar doações ao RS
Com seis bandas no line-up, o que move o show “SOS Rio Grande do Sul” é a solidariedade, pois toda a renda com a venda dos ingressos será revertida para a população do Rio Grande do Sul, afetada pelas fortes chuvas e alagamentos das últimas semanas. A apresentação está marcada para domingo (19), às 15h; quem não puder ir, pode colaborar do mesmo jeito
Unido por uma causa, o recém-criado projeto Músicos pela Vida promoverá o show “SOS Rio Grande do Sul” em Guarapuava, neste domingo (19), a partir de 15h. O local é a Jordana Bier (av. Vereador Rubem de Siqueira Ribas, Km 6).
Com seis bandas no line-up, o que move o festival é a solidariedade, pois toda a renda com a venda dos ingressos será revertida para a população do Rio Grande do Sul, afetada pelas fortes chuvas e alagamentos das últimas semanas.
O pontapé inicial dessa mobilização surgiu com a vocalista da Spicy Cherry, Anelize Barbosa, que impactada pela situação no Sul e tomada de tristeza encaminhou uma mensagem para a sua banda. “A gente podia se mobilizar”, recorda, inspirada em ação solidária com bandas em Foz do Iguaçu.
Assim, cada um dos integrantes em Guarapuava começou a falar com seus contatos, até que chegou ao publicitário e baterista da Rock Grande do Sul, Tiago Martins, que também estava envolvido em atividades semelhantes na cidade.
A formação do grupo Músicos pela Vida e a organização do festival tomou corpo de maneira rápida. O passo seguinte foi conversar com as bandas que poderiam participar do evento, definindo a data e o local. “Deu certo com a Jordana, que entrou como parceira”, explica Anelize, destacando que a casa de shows também vai fazer doação.
Já a sonorização foi doada pelo Gerson Küster, nome lendário da cena musical do terceiro planalto paranaense. Inclusive, para abrigar a apresentação de seis bandas é preciso uma grande estrutura de som.
Com a definição do line-up e da data, começou a campanha para arregimentar o maior número possível de público. A Jordana tem capacidade para 400 pessoas; em caso de chuva, reduz um pouco esse número. Mas mesmo quem não puder comparecer, toda a ajuda é bem-vinda. “Se você não vai estar presente, doe o valor da sua pulseira”, diz Anelize.
Nessa toada, Martins afirma que é fundamental lotar o espaço. No entanto, o mais importante é conseguir as doações. “O nosso objetivo principal é a arrecadação”, destacando que a meta é R$ 10 mil, cuja ideia é sensibilizar a galera durante o show para continuar doando.
DOAÇÕES
O dinheiro arrecadado com o show de domingo será revertido na compra de produtos para serem levados ao Estado do Rio Grande do Sul, logo após o evento na Jordana Bier.
Segundo o projeto Músicos pela Vida, será verificado que tipo de item é mais necessário ser encaminhado para a população gaúcha.

ARTE
Desde que a tragédia se abateu no Rio Grande do Sul, diversas iniciativas têm mobilizado doações por meio da arte.
Na avaliação da vocalista da Spicy Cherry, a música possibilita transportar as pessoas para um lugar especial, revelando o melhor do ser humano. “Na Jordana, será um momento de celebração. Mas a gente sabe que a causa é nobre e é muito séria, muito triste”, destacando que o músico pode utilizar sua influência para sensibilizar o público para ajudar num momento como esse.
Inclusive, o Músicos pela Vida pretende promover eventos futuros em prol de outras causas importantes.
“É uma grande oportunidade, na verdade, de poder fazer uma coisa que a gente gosta pelo bem”, complementa Martins.
Nesse sentido, a cantora Flávia Pilati, do Samba da Flávia, afirma que é um privilégio oferecer seu trabalho, aquilo que ela ama, para as pessoas. “Todo mundo está ajudando da forma que consegue e a gente fazer isso com a nossa arte me sinto privilegiada”, dizendo que a tragédia no Sul deixou todo mundo abalado, enumerando perdas materiais e humanas naquele Estado, além da pressão psicológica em cima do povo gaúcho.
O baterista da Rock Grande do Sul também aponta a união dos músicos, dentro e fora de RS, em torno dessa causa humanitária. Natural de lá, ele tem parentes que perderam tudo nessas chuvas, inclusive a própria casa.
BANDAS
O line-up do “SOS Rio Grande do Sul” é formado por uma mistura de pop, rock e samba: Alex Ferrera Trio, Samba da Flávia, Over Trio, General Lee, Spicy Cherry e Rock Grande do Sul.
Segundo Martins, todas as bandas doaram seu cachê e também vão comprar o próprio ingresso, doando assim essa renda para a causa. “Porque a gente quer ajudar”, diz o publicitário e músico.
INGRESSOS
Os ingressos para o show beneficente em Guarapuava custam R$ 25 e são comercializados no Armazém do Rock (rua XV de Novembro, 7.840, Centro de Guarapuava) até este sábado (18); e também diretamente com os integrantes das bandas escaladas. Haverá também vendas na hora do festival.
Mais informações: (42) 9 9858-7017 ou (42) 9952-3361.