Programado para fevereiro, Metal Gorpa Rock Field é alternativa ao Carnaval em Guarapuava

De cara nova, o Metal Gorpa Rock Field promete ser alternativa ao Carnaval de 2024 em Guarapuava. O maior festival open air do Paraná está programado para os dias 10 e 11 de fevereiro, no Camping Terra da Lua (BR 277, Km 312, na Serra da Esperança).

Há dez anos conhecido como “Maquinária Rock Field”, agora esse evento ganhou um nome com maior identificação local (Metal Gorpa Rock Field), pois Guarapuava é conhecida no meio roqueiro pelo carinhoso apelido de Gorpa City.

Como nas edições anteriores, o objetivo é reunir a nata do metal como opção para quem não curte o batuque carnavalesco.

Confira as bandas confirmadas até o momento:

  • Ultra Violent (metal hardcore): é da cidade de Guarapuava composta pelos músicos Rocha (guitarra/vocal), Rudy (baixo) e Rafael (bateria). Na ativa desde 2008 com Rocha nas guitarras e vocais, em 2010 a banda lança seu primeiro EP virtual, disponibilizando download para o público. Em 2011, o baterista Rafael se une ao projeto para, no ano seguinte, gravarem em estúdio o que os próprios músicos denominaram como a “nova era Ultra Violent”. A banda lançou em setembro de 2023 o seu novo álbum/EP intitulado “Ansiedade” (produção de Alessandro Küster).
  • Bronca (hardcore old school): diretamente de Foz do Iguaçu, é uma banda formada no ano de 2009, com a intenção de fazer música própria em espanhol e português com letras voltadas a reflexão de ideias e análise dos problemas cotidianos de cunho sociopolítico, bem como, doenças psicossomáticas como: depressão, ansiedade e decepções. Após algumas mudanças dos integrantes, a banda atualmente é formada por Christian Militelli na guitarra e voz, Junior na guitarra base, Ronaldo na bateria e Matheus Gabriel no baixo e também voz. A banda lançou seu primeiro CD, intitulado “Somos Uno”, em 2023.
  • Lukewarm (grunge): é do terceiro planalto. São três guarapuavanos, baixo, batera e guitarra, com inspiração em bandas como Nirvana, Fugazi e Rage Against The Machine. Focados em sons autorais, mas sempre encaixando uns covers de bandas que curtimos no meio da bagunça.
  • Os Frentista (punk rock): é um trio formado em Guarapuava no ano de 2021. A banda tem uma pegada rápida e suja com canções que pregam as liberdades individuais e curtição jovem. Em 2023, a banda tocou várias vezes em Guarapuava e também em Ponta Grossa, no Kingston Pub. O grupo também produziu o próprio festival, Paranoia Fest, que já teve duas edições. Com dois singles lançados nas plataformas digitais, “Máquina Assassina” e “Roots Hj?”, a banda se prepara pra lançar seu primeiro EP.
  • Maquinária (heavy metal): trata-se de banda guarapuavana veterana, formada em 1987. É pioneiro do heavy metal em Gorpa City. Após um hiato em 1990, a Maquinária ressurge em 2012, adaptando-se a um cenário musical mais fortalecido. Ao longo dos anos, a Maquinária enfrentou desafios, mas em 2012, o reencontro dos membros originais trouxe consigo uma nova dinâmica. O renascimento coincidiu com o desenvolvimento da cena musical em Guarapuava, e em 2014, a Maquinária celebrou a concretização de um sonho com o lançamento do seu primeiro videoclipe, “Nada Será em Vão”.
  • Daniele Krauz (metal melódico): traz para o palco um show que explora tanto o som quanto o visual, envolvendo o público. Seu mais recente trabalho, o álbum “On Human Nature”, apresenta composições que misturam metal melódico, gothic, power e progressivo com letras de impacto e melodias marcantes. O álbum foi lançado no Spotify em abril de 2022 e conta com três videoclipes. A formação atual da banda conta com Daniele Krauz nos vocais, Júnior Batista (banda Maquinária) na bateria, Tom Zawa nos teclados, André Schinemman no baixo e Henrique Dubiela (DubLuy) e Alessandro Camargo nas guitarras.
  • CVZ (hardcore): anteriormente conhecida como “Converanza”, hoje a CVZ, de Ponta Grossa, vem com seu som autoral. Seu primeiro trabalho é o EP “Por trás da máscara”, gravado no estúdio Lego em Tibagi, com produção de Thiago Buist e disponível nos principais streamings, YouTube e para download gratuito na página da banda. A banda atualmente é formada por Kinder Kloss nos vocais, Diego de Luca na guitarra, Fernando Ferreira no baixo e André Marturano na bateria, e já trabalha em novas composições para, em breve, lançar seu primeiro álbum.
  • Tordon (thrash metal): banda guarapuavana composta por Douglas na guitarra e vocal, Reginaldo (Japa) na guitarra solo, Paulo Pacuera no baixo e Glauco na bateria. Som autoral com diversas influências; desde black metal, punk rock, rock’n roll e blues. Apesar de formada em setembro de 2022, desde meados de 2017 já eram criados alguns riffs de guitarra. No momento, a Tordon finaliza as gravações de seu primeiro EP.
  • Isen Son (heavy thrash metal): formada em Maringá, em meados de 2018, com a proposta de compor músicas autorais, com influências sonoras de heavy, doom e thrash metal para expressar letras inspiradas, principalmente, na história e cultura brasileira, além de outros temas que abordam reflexões em geral. A banda é formada por: Demir Sabiar (vocal), Raphael Sartorio e Rodrigo Iamafuku (guitarras), Sérgio Ribeiro (baixo) e Gabriel Perin (bateria). Atualmente, a banda está nos preparativos para o lançamento do seu primeiro vídeo clipe e também do EP debut intitulado “ƎVIL”.
  • Evil Machine (heavy metal): nascida em 2015 em Faxinal do Céu, a banda traz os clássicos do heavy metal em formato power trio. Black Sabbath, Judas Priest, Motorhead, Metallica e os maiores nomes do metal compõem os sets sempre pesados. A banda hoje formada pelos irmãos Vinícios, baixo e vocal, e Gabriel nas guitarras conta também com Lucas Mosh na batera.
  • Balbúrdia (rock alternativo): surgiu em 2023, com a ideia de ser uma banda de rock alternativo, mesclando rock nacional com internacional. Composta pelo vocalista Elio guerra, o baixista pedro, o baterista barba ruiva e o guitarrista Mr. z. A banda surgiu da vontade de fazer música e se divertir no processo levando ao público um pouco da nossa essência.
  • BARRABAZ HxCx (punk rock/hardcore): é de Guarapuava, tendo sua primeira formação em meados de 2013, enquanto ainda não existia HxCx no nome. Em 2016, o som proposto pela banda chegou ao Chile com algumas represálias, o motivo era que por lá existia uma banda com o mesmo nome. Sendo assim a banda acrescentou ao nome HxCx, acentuando ainda mais o seu propósito. Atualmente, a Barrabaz HxCx conta com cinco integrantes, sendo Pepe no vocal, Alessandro Camargo (Gadeia) na guitarra, Douglas Schnekemberg na guitarra e backing vocal, Matheus Heidler (Blek) no baixo e Glaucão no motor.
  • Tressultor (death metal progressivo): originária de São Bento do Sul (SC), a banda formada em 2012 hoje é composta por Hans Egon Kechele no baixo e voz, Renahn Grosch na guitarra e voz e Lucas Cruz na bateria, não poupa brutalidade em suas composições. Os vocais sujos e gritados, os riffs agressivos e os grooves marcantes no baixo se unem a uma bateria veloz e brutal para criar suas músicas que falam sobre a sociedade psicopata e doentia em que vivemos.
  • Urban Wild (heavy metal): é uma banda brasileira de heavy metal, formada em Ponta Grossa, Paraná, no ano de 2019. O grupo é composto por Tiago Martins (vocal), Wellington Moreira e Raony Carneiro (guitarras), Bruno Bob (baixo) e Reginaldo Marins (bateria). Até o momento, possui dois singles lançados, sendo “No Return” (2022) e “In Vain” (2023), enquanto prepara seu primeiro álbum, batizado de “The Nightmares Of A Dreamin Mind”.
  • Grade (heavy metal): é veterana de Curitiba, com mais de 20 anos de carreira e de muitos shows inesquecíveis. Um power trio feroz, dinâmico, agressivo, composto por Rafael Guedes (vocal e guitarra), Mamute (contrabaixo e back) e Gabriel Guedes (bateria e vocal). Seu segundo disco de estúdio, “May Day”, foi lançado em setembro de 2019, gravado na Clínica Pro Music e produzido pela lenda viva Marcus Gusso. Em seguida, veio a pandemia de Covid-19, que segurou muito a sua divulgação e, durante os anos seguintes, a banda lançou mais três singles: “Propagação”, ” lançado no auge da pandemia em meados de 2020, “Guerra Sem Fim” e “Fake”.
  • Immortal Flame (death metal): formada em 2003 por Ulisses Kuster (baterista) e Vandeco (vanderlei), antigo guitarrista. Com intenção de ser reconhecida por suas músicas obscuras e extremas, a banda busca evoluir sonoramente, criando riffs de guitarra com pegada das bandas pioneiras do gênero, e claro com o peso do death metal. Formação atual: Ulisses Kuster – bateria, Silvio Vargas (Silvio grind) – baixo e vocal, Sebastião Fernandes (sebá) – guitarra e Diego Cecato – guitarra.
  • TAG29 (grunge/punk): é nova no cenário musical de Guarapuava, formada pelo vocalista e guitarrista Gustavo (tracz), o baixista Luís Gustavo e a baterista Dila. Marcado pelo som forte e repertório focado em grunge e punk, a proposta da banda é fazer um show enérgico trazendo as músicas mais pesadas desses gêneros, trazendo bandas como Nirvana, Silverchair, Green day, Rage Against the Machine, entre outras.
  • The Fossil of the New Scene (grunge/hardcore): banda de Guarapuava.
  • Rockão Bão (rock and roll): surgida em dia 31 de dezembro de 2019 da superação da distância. Todas as 11 músicas do álbum “Rockão Bão Pela Liberdade” foram compostas utilizando a internet e muitas horas de estrada, para superar mais de 500km de distância entre os integrantes. Seu debut álbum esteve entre os 5 mais vendidos do cast da MS Metal Records em 2020. Atualmente, a banda curitibana atua de modo independente.
  • Enslaver (Thrash/Death Metal): hoje é uma banda de Maringá; mas foi criada em Manaus (AM) pelos irmãos Castro e se firmou no Paraná em 2015. As letras abordam temas sobre desigualdade social, controvérsias do capitalismo e religião, doenças mentais e da forma que a sociedade trata este assunto… Sempre cantado em inglês. O álbum intitulado “Side Evil” já está disponível nas principais plataformas digitais. A formação atual é Luis Castro (vocalista e guitarrista), Chico Casto (baterista) e Peppe Gaspari (guitarra solo).
  • Leftover (grunge): surgiu em 2021, com a ideia era fazer tributo ao Nirvana, Alice in Chains e outras bandas do movimento grunge. Atualmente, a Leftover mantém seu set grunge, porém se dedica também a fazer um pequeno tributo ao System of a Down. A formação atual dessa banda guarapuavana é Samuel na guitarra, Carioca no baixo, Fabio na batera e Jorge no vocal.
  • Neanderdogs (blues/hard rock/metal): o ano de 2023 marca seu retorno ao cenário roqueiro de Gorpa City. Trata-se de uma banda formada em 2012, cuja primeira apresentação foi em uma festa de Halloween, tocando Matanza, Metallica, Black Sabbath, Ramones e até Misfits. Foi a partir desse ponto que Gabriel (vocal), Vinicius (guitarra), Felipe (guitarra), Vitor (baixo) e Luan (bateria) passaram a se dedicar mais aos ensaios. Em pouco tempo, a banda teve a oportunidade de tocar em um festival bastante conhecido na região, o Guarapuava Rock City. Assim, surgiram as duas primeiras composições, intituladas “Pesadelo nº 23” e “Duelo das Seis”. Mas, em 2017, a Neanderdogs entrou em hiato por um período de quase sete anos, até que em 2023 retornou aos palcos com um novo integrante, Douglas, assumindo o posto de baterista.
  • Random Jokes (punk/heavy metal): originária de Guarapuava, se reuniu com a proposta de criar uma experiência musical descontraída e aleatória. Com uma fusão de estilos que abrange desde rock, punk até heavy metal e thrash metal, o grupo promete uma abordagem diversificada. A formação é Marcos (vocal), Mateus (guitarra), Alan (baixo) e Lucas (bateria).
  • Hastes Flexíveis (indie/pop): é de Guarapuava, com repertório de punk e post-punk no Metal Gorpa.
  • Voivödka (thrash metal): de Cascavel. É formada por Vinicio Schenato (voz), Christiano Tortato (guitarra), Pedro Tomaz (bateria) e Jefferson Davi (baixo).
Os Frentista (punk rock) é um trio formado em Guarapuava no ano de 2021 (Foto: Arquivo/Correio)

INGRESSOS
Os ingressos têm os seguintes valores: R$ 35 (1º lote) e R$ 40 (2º lote); no dia do evento, o valor subirá para R$ 50.

Essas entradas podem ser adquiridas com as bandas participantes, Pix 42 9996-0867 (Henrique Dubiela), Pix 42 9923-4071 (Junior Batista) e ainda no Armazém do Rock (rua XV de Novembro 7.840, Centro de Guarapuava).

SERVIÇO
Para mais informações, procure o perfil do Metal Gorpa Rock Field no Instagram (@metalgorparockfield/).

*****Matéria com atualização de informações às 8h04 de 09/02/2024