Preto Martins lança videoclipe de ‘Fronteira’
O single dá um gostinho do EP que será lançado pelo artista guarapuavano. A previsão é que o álbum saia ainda no primeiro semestre
O caminho percorrido por Preto Martins no mundo musical não é curto. Nos últimos anos foram singles lançados e um crescimento da carreira de produtor, trabalhando com artistas variados. E essa jornada, que Martins descreve como linda e trabalhosa, vai culminar com seu primeiro EP, cujo lançamento está previsto para o primeiro semestre deste ano.
Mas, antes disso, algumas músicas que comporão o álbum serão lançadas. A primeira foi “Fronteira”, que já está disponível nas plataformas digitais. E o videoclipe, sua estreia na área audiovisual, lançado nesta quarta-feira (8).
Ao CORREIO, Preto Martins diz que sua carreira já passou por momentos de alta e baixa mental, mas que lembra que seu objetivo é fazer a melhor música que puder – e ser a melhor pessoa que puder ser.
“Um grão por dia, e de vez em quando boas oportunidades surgem. Me sinto animado pra fazer muito ainda. Mas nada é fácil, o investimento energético e financeiro para seguir é enorme”, explica.
Para essa nova música, o samba e o rap são algumas das influências. O primeiro gênero, diz Martins, é a sua escola maior; já o hip hop contribuiu para sua formação como produtor.
“O hip hop foi minha escola como produtor, me ensinou e me mostrou uma forma mais acessível de produzir minhas músicas e expressar, cantar de forma mais rítmica também. Há anos venho desenvolvendo essa forma de cantar e compor também. Em ‘Fronteira’ senti confiança de trazer”, conta.

E não é exagero dizer que o single é uma obra coletiva em sua construção. A ficha técnica traz Sérgio Júnior, na percussão, Lucas Sequinel e Fernando Vahia, nas guitarras, Fernando Vahia, no violão, e backing vocals de Bruna Thimoteo e Petrus Cuesta.
“Essa parte foi a melhor, eu amei chamar várias mãos para contribuir na minha música. Tenho gostado de trabalhar com diversas pessoas, e é provável que nas demais músicas do EP surjam outros nomes somando”, diz o artista.
PARCERIA
A presença da cantora guarapuavana Bruna Thimoteo não é mero acaso na obra de Martins. É uma figura constante, que tem permeado sua produção artista.
Para Preto, é como se ela fosse um espelho de seu trabalho, um termômetro que contribui para sua direção artística.
“Mas mais do que isso, sempre me ajuda a me manter firme na caminhada, além de ter dirigido o clipe, feito as fotos e capas, gravado backing vocals e tem sido minha parceira na produção executiva da carreira. Fundamental demais”, explica.
O videoclipe tem produção da Séu Produtora e direção de Thimoteo. Segundo Martins, o desenvolvimento da peça foi um processo “muito lindo de autodescoberta”.
“Não imaginava isso, mas foi uma celebração de quem eu sou, tenho me tornado, uma vivência pra curar a auto estima. Por ter feito com a Bruna também, sinto que acessamos um lugar íntimo e sensível que representa muito bem a mensagem da música. Ela teve muita sensibilidade para conduzir e traduzir isso”, acrescenta.
FUTURO
Com o lançamento de “Fronteira”, Preto Martins deu a largada para o seu primeiro EP. Ele adianta que, ainda no Verão, mais um single será lançado, com influência da música baiana e participação de Vini Sant.
O videoclipe está disponível no canal do Youtube do artista: