Entre os dias 11 e 16 de Agosto, Guarapuava se transforma em palco para reflexões e experimentações sobre o figurino nas artes com a chegada da oficina “Vestindo Histórias”, ministrada pela figurinista Isbella Brasileiro. Com uma trajetória marcada por trabalhos em filmes icônicos como “Estômago 2” e “A Mesma Parte de um Homem”, Isbella traz à cidade sua visão única sobre como as roupas constroem personagens, atmosferas e narrativas.
A oficina será composta por uma pacote de aulas EAD e cinco dias de aulas presenciais, voltadas ao estudo da história, concepção e impacto simbólico do figurino nas obras cinematográficas. Mais do que ensinar técnicas, Isbella convida os participantes a perceberem o figurino como linguagem — uma ferramenta poderosa que dialoga com o roteiro, a direção de arte e a fotografia, revelando o não-dito e aprofundando a construção de mundos.
Voltada a estudantes de cinema, teatro, moda, profissionais do audiovisual e todas as pessoas interessadas em figurino e narrativa visual, a oficina é gratuita e oferece uma imersão teórica e prática nas escolhas estéticas e funcionais por trás das roupas que habitam as telas. Ao longo dos encontros, os participantes poderão analisar figurinos emblemáticos do cinema brasileiro e internacional, discutir conceitos-chave, além de exercitar o olhar criativo e crítico na construção visual de personagens.
Além disso, o projeto também conta com o apoio do SATED/PR, que irá garantir descontos para os participantes da oficina.

As inscrições vão até dia 1 de agosto e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial: https://www.vestindohistorias.art.br/
As vagas são limitadas, garantindo uma troca mais próxima e cuidadosa entre Isbella e os participantes.
“Vestindo Histórias” é mais que uma oficina: é uma travessia pelos bastidores da imagem, onde cada tecido guarda um passado e cada costura insinua uma narrativa.”
“Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal”.