Museu Histórico de Entre Rios inaugura exposição no Shopping Cidade dos Lagos

A partir desde domingo (22), mostra aproxima a cultura e a história dos Suábios do Danúbio do público de Guarapuava e região; exposição encerra dia 10 de outubro

Você sabia que os “alemães da colônia” de Entre Rios não são propriamente alemães, apesar de falarem o alemão e um dialeto de origem germânica? Parece contraditório, mas é apenas história e cultura. A resposta para esta e outras questões sobre os Suábios do Danúbio está exposta ao público de Guarapuava e região a partir deste domingo (22), no Shopping Cidade dos Lagos, durante a exposição “Museu Histórico de Entre Rios”.

Promovida pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira, por meio do seu Museu Histórico de Entre Rios (MHER), a mostra é gratuita e poderá ser apreciada somente até o dia 10 de outubro.

“A ideia é trazer um ‘aperitivo’ sobre o nosso museu, por meio de objetos, documentos, fotos, vestuários típicos e réplicas de alguns dos principais símbolos da história e cultura dos Suábios do Danúbio”, explica Nikita Geier, coordenadora da Fundação Cultural. Entre as réplicas a serem expostas no shopping estão a famosa embarcação “Ulmer Schachtel”, utilizada pelos suábios ao navegarem o Rio Danúbio abaixo no século 18, bem como uma carroça, similar à utilizada durante o êxodo no final da Segunda Guerra Mundial.

Aberta de quarta a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 12h às 21h, a exposição no Shopping Cidade dos Lagos oferece ao público uma oportunidade ímpar de mergulhar na fascinante história dos Suábios do Danúbio, um povo resiliente e que encontrou em Guarapuava um novo lar. Originário da região da Suábia, no sudoeste da Alemanha, esse povo iniciou uma jornada de migração por volta de 1720, estabelecendo-se inicialmente em regiões como as atuais Hungria, Romênia e Croácia, antes de chegarem ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.

Toda essa saga de 300 anos é apresentada pelo Museu Histórico de Entre Rios de maneira moderna e interativa, lançando mão de projeções e totens, que permitem um aprofundamento na vida de cada uma das 2446 pessoas que vieram a Entre Rios, a partir de 1951. Atualmente, o MHER se destaca como o segundo maior museu do mundo dedicado à preservação da história dos Suábios do Danúbio. Com um impressionante acervo de 200 mil objetos e 150 mil documentos, a instituição oferece uma experiência imersiva que combina tecnologia de ponta com uma narrativa histórica envolvente.

Outro aspecto intrigante da cultura suábia é o seu dialeto único. Embora falem alemão, os Suábios do Danúbio também preservam um dialeto próprio, o “Donauschwäbisch” ou suábio, que é uma mistura de alemão com influências húngaras, romenas e croatas. Este dialeto é um testemunho ainda vivo da história deste povo e é ativamente preservado pela comunidade de Entre Rios.

A exposição no Shopping Cidade dos Lagos apresenta um recorte do acervo do museu, permitindo que os visitantes explorem a rica herança cultural dos Suábios do Danúbio. “O nosso objetivo é que a população tome conhecimento do que é o que representa o Museu Histórico de Entre Rios e sintam o desejo de nos conhecer”, resume Nikita. “Esperamos que os visitantes encontrem não apenas com mais conhecimento, mas também com uma nova percepção sobre a diversidade cultural que enriquece nossa região”.

Tanto a mostra no shopping quanto a visitação do próprio museu são gratuitas. Apresentada como uma ponte entre o passado e o presente, a exposição “Museu Histórico de Entre Rios” no Shopping Cidade dos Lagos é simultaneamente uma celebração e um atestado do poder da preservação cultural. Ao trazer um pedaço do seu museu ao coração de Guarapuava, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira convida a todos a explorar, aprender e se maravilhar com a épica história dos Suábios do Danúbio.

SERVIÇO
Exposição “Museu Histórico de Entre Rios”
Local: Shopping Cidade dos Lagos (Corredor de Acesso ao Hipermercado Dal Pozzo)
Abertura: 22 de setembro (domingo), às 12h
Dias e Horários de Exposição: Quarta a sexta-feira (14h às 20h), sábados e domingos (12h às 21h)
Entrada: Gratuita
Encerramento: 10 de outubro