Luci Collin abre a 43ª Semana Literária Sesc em Guarapuava nesta quarta (7)

De 7 a 11 de agosto, a 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro ocorre simultaneamente em 27 cidades paranaenses, Em solo guarapuavano, o primeiro dia é marcado pela presença da escritora curitibana, tradutora, professora universitária e musicista Luci Collin

O maior evento de literatura do Estado tem início nesta quarta-feira (7), em 27 cidades paranaenses. São atrações simultâneas até o dia 11, com uma constelação de escritores (pelo menos 15 premiados com o prestigiado Jabuti). Além de contação de histórias, feira de livros, espetáculos teatrais e musicais, oficinas, bate-papos, palestras etc.

Trata-se da 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro. Tudo com entrada gratuita.

Ao trazer nomes de destaque no cenário literário, o Sesc PR reafirma a relevância que confere à cultura, aos escritores e produtores culturais. Nesta edição, Paulo Leminski é o escritor homenageado, ele que após sua morte teve seu livro “Metamorfose: uma viagem pelo imaginário grego”, premiado com o Jabuti na categoria Poesia, em 1995.

Para participar das palestras dos autores premiados, é preciso retirar os ingressos gratuitos, duas horas antes do início, no estande do Sesc PR, pois as vagas são limitadas e os espaços sujeitos à lotação.

Um dos nomes confirmados é o da escritora curitibana, tradutora, professora universitária e musicista Luci Collin. Ela se destaca pela experimentação e pela abordagem de temas da pós-modernidade. Luci tem 24 livros publicados, dois pós-doutorados em Tradução de Literatura Irlandesa, na USP e ocupa a cadeira de número 32 da Academia Paranaense de Letras.

Em 2017, recebeu o prêmio Jabuti na Categoria Poesia, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, e o Prêmio Clarice Lispector, na Categoria Conto, pela Fundação Biblioteca Nacional, em 2022, foi finalista do Prêmio Oceanos, em 2015 e já participou de diversas antologias nacionais e internacionais.

Ela vai participar da Semana Literária em Guarapuava, nesta quarta-feira (7), às 17h e às 19h30; em Pato Branco, na quinta-feira (8), às 19h30 e, em Francisco Beltrão, às 14h e às 19h30, ministrando oficinas de criação poética e palestrando.

No primeiro evento no Sesc guarapuavano, Collin promove a Oficina Criação Poética, das 17h às 19h. Público acima de 16 anos.

Pouco depois, das 19h30 às 20h30, a autora volta para o bate-papo “Tudo é Poesia”. Livre para todos os públicos.

Em 1984, Collin lançou seu primeiro livro, “Estarrecer” (poesia), recebido com críticas muito positivas, inclusive do autor homenageado deste ano: “Estou admirado com o nível técnico desta jovem poeta, nesta geração que pensa que qualquer coisa é poesia”, disse Paulo Leminski, à época.

PROGRAMAÇÃO
Aliás, a programação guarapuavana tem nesta quarta o lançamento da Coletânea Sesc de Contos Infantis, às 14h30, no Salão Social do Sesc Guarapuava. O livro conta com a participação literária de um representante guarapuavano: Marcio Aurelio Nerone.

Pelo nono ano consecutivo, o Sesc PR desafiou escritores paranaenses, ou que residam no estado, a inscreverem histórias direcionadas ao público infantil, no formato de contos.

Com temática livre, contanto que o cenário seja o estado do Paraná, a proposta do Sesc com esta seleção é incentivar um novo olhar sobre os diversos elementos que formam a cultura do estado nas suas mais diversas manifestações. Completando nove anos, a Coletânea já reuniu 90 textos escritos para a infância com um olhar especial voltado ao Paraná.

A 9ª Coletânea Sesc de Contos Infantis tem curadoria de Ana Rapha Nunes e ilustração de Pac Calory.

QUINTA-FEIRA (8)

  • 8h30 – Contação de Histórias: Cantos e Contos, com Cia. InComum. Livre para todos os públicos.
  • 10h – Contação de Histórias: Cantos e Contos, com Cia. InComum. Livre para todos os públicos.
  • 14h – Contação de Histórias: Cantos e Contos, com Cia. InComum. Livre para todos os públicos.
  • 15h15 – Contação de Histórias: Cantos e Contos, com Cia. InComum. Livre para todos os públicos.
  • 18h – Hora Musical, com Projeto Musicar. Livre para todos os públicos
  • 19h – Apresentação Teatral, com Histórias da Gaveta, com a Cia. Teatro InComum. Livre para todos os públicos

SEXTA-FEIRA (9)

  • 14h – Oficina Literária Escrita Criativa: Desvendando a Escrita, com Anderson Novelo. Livre para todos os públicos.
  • 19h – Bate-papo: Bastidores da criação do livro de literatura infantil, com Anderson Novello. Livre para todos os públicos.

SÁBADO (10)

  • 10h – RPG Literário para Crianças: Bicho Alfabeto. Livre para todos os públicos.
  • 14h – Integração Literatura e Recreação. Livre para todos os públicos.
  • 14h30 – Lançamento do Livro de Receitas “Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre”. Livre para todos os públicos.
  • 15h – Oficina: Papel arte, com Elvis Roque. Livre para todos os públicos.
  • 16h – Lançamento do livro Os Dias que Esperei, de Marcos Sidnei. Livre para todos os públicos.
  • 17h – Bate-papo com a escritora Pamela Mendes de Moraes. Livre para todos os públicos.
Exposição “Olho{s} d’água” (Foto: Reprodução)

EXPOSIÇÃO
Outra ação no Sesc Guarapuava é a exposição “Olho{s} d’água”, de 7 a 10 de agosto, das 8h às 22h.

É uma série de pinturas de Micheli Lima, ainda em desenvolvimento. Nesta exposição, a posição do observador é justaposta com grandes olhos que o devolvem o olhar e o lançam diretamente sobre si. Apesar de estabelecer um paradoxo na configuração artista-observador, “a vida da pintora vivida através de seus próprios olhos” é o tema central do diálogo proposto com o público, visto que todos os olhos fazem alusão aos olhos da artista e à maneira como ela enxerga o mundo. Uma direção interpretativa é lançada por meio das palavras que atravessam as pinturas, e revelam outros debates que orbitam os olhares representados de forma pessoal e intimista. Uma mistura de cores e palavras, vistas e sentidas.

SERVIÇO
O Sesc Guarapuava fica na rua Comendador Norberto, 121, Centro. Para mais informações, tel. (42) 3308-2650.