Guarapuavanos aproveitam ‘Uma Noite no Museu’ durante o período de férias

Evento encerrou as atividades especiais do mês de janeiro organizadas pela Secult

Como parte da programação de férias promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), nesta quinta-feira (25), foi realizada a ação “Uma noite no Museu”, no Museu Visconde de Guarapuava. As atividades incluíram uma visita guiada ao local e a oficina de dobradura, chamada “Faça o seu museu”. O público foi formado por crianças a partir de 6 anos de idade acompanhadas de seus responsáveis.

A secretária de Cultura, Rita Felchak, ressalta a importância das crianças estarem na companhia de seus pais e familiares durante a visita ao local histórico da cidade. “Queríamos provocar esta experiência de estar em um museu, que normalmente só é visitado de vez em quando com a escola, quando a professora traz. Trazê-los à noite com a família, é para gerar essa emoção do antigo, que diz mais a respeito da história dos pais e dos avós do que das crianças. É essa troca de informações que nós queríamos trazer para eles”, declarou.

A oficina teve o intuito de estimular a imaginação e criatividade dos pequenos para que, através de recortes, colagens e desenhos, construam sua própria miniatura em papel do museu municipal. A instrutora da oficina, Débora Oliveira, destaca que, além da homenagem ao local, a peça também se relaciona às vivências de cada criança.

“O modelo da dobradura é a estrutura do casarão do Visconde de Guarapuava, mas eles puderam lembrar a memória deles mesmos, individualmente, através dos desenhos. O que eles já passaram, lugares e comida que gostam, as suas descendências, a história de seus nomes. É para resgatar neles essa memória de quem eles são. O museu deles fica com o telhado aberto para que eles possam, no decorrer da vida, continuar desenhando e colocando as memórias dentro da miniatura”, explicou.

A pequena Helena Harmatiuk, compartilhou sua experiência e listou as lembranças que desenhou durante a prática. “Eu participei de várias atrações. Eu visitei todas as salas, eu fiz esse mini museu, e me diverti muito. Eu desenhei o museu, meus animais de estimação, minha comida favorita e uma viagem que fiz”, relatou.

O evento “Uma Noite no Museu” finaliza a programação especial de férias da Secult, que, ao seu decorrer, proporcionou momentos divertidos, educacionais e artísticos às crianças do município.