Fundação Cultural Suábio-Brasileira fortalece responsabilidade social com projetos de incentivo à leitura e musicalização
Um dos pilares da Fundação Cultural Suábio-Brasileira é a responsabilidade social e o compromisso com a comunidade. Para isso, a instituição busca realizar parcerias com escolas municipais e associações, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Associação Canaã de Proteção à Criança e ao Adolescente. Essas parcerias envolvem projetos voluntários e ações educativas e sociais de incentivo à cultura, que têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e educacional da comunidade.
Recentemente, destacam-se duas iniciativas em desenvolvimento que promovem transformação social de crianças e adolescentes através da música e leitura. Tanto a Associação Canaã quanto a Escola Municipal Rural Domingos de Morais, ambas situadas na região de Entre Rios, têm recebido ações, cujos resultados já começam a aparecer.
PROJETO NA ASSOCIAÇÃO CANAÃ
A Associação Canaã é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade através de um sistema de casa lar. Em apoio à entidade, a Fundação Cultural iniciou um projeto que busca promover o desenvolvimento pessoal através da leitura. “A iniciativa teve início com a estruturação de uma biblioteca, contando com doações de estantes do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, permitindo a organização do acervo”, explica a Bibliotecária do Museu Histórico de Entre Rios, Natália Sampaio, idealizadora e executora do projeto. “Além disso, foi feita uma seleção e separação dos livros, para garantir que fossem adequados às faixas etárias. O resultado foi um espaço acolhedor e funciona”.
Após a estruturação física, deu-se início às atividades de incentivo à leitura. Com técnicas de biblioterapia, o projeto incentiva os jovens a enxergar a leitura como apoio emocional e um refúgio. Segundo a professora Bethany Villalba, responsável pelas atividades educacionais, os resultados já são visíveis, apesar do curto período desde a implantação: “É possível observar que as crianças e adolescentes estão tendo mais acesso a livros do que tinham antes de chegarem na Canaã. Adolescentes ainda em processo de alfabetização começaram com gibis e já estão avançando para livros maiores”, relata.
Ela também destaca o aumento no número de empréstimos, algo raro antes da reestruturação: “Nossa coleção se encontrava em um espaço pequeno e pouco visível. Agora, com as novas prateleiras e a organização adequada, as crianças, adolescentes e até a equipe estão emprestando livros com frequência, o que antes quase não acontecia”, afirma Bethany.

PROJETO NA ESCOLA MUNICIPAL RURAL DOMINGOS DE MORAIS – COMUNIDADE DOS BANHADOS
Outro campo de atuação da Fundação Cultural tem sido a Escola Municipal Rural Domingos de Morais, localizada na comunidade dos Banhados, na região de Entre Rios. A escola é coordenada pela professora e diretora Gercinda Cecilia Primak Kaminski, que conta com o apoio da irmã, também pedagoga, do filho, professor, e de uma cozinheira responsável pela merenda.
A fim de ampliar o desenvolvimento dos alunos e o contato com a cultura, a Fundação iniciou atividades de musicalização, oferecendo aulas de instrumentos musicais ministradas pela professora Karoline Rodrigues Pruenci. As aulas, realizadas quinzenalmente, são recebidas como um verdadeiro evento na escola. “É visível o brilho nos olhos e o sorriso no rosto de cada um quando a aula de música começa. Eles mergulham de cabeça nesse momento de descoberta e alegria”, relata Gercinda.
Ela também observa os benefícios pedagógicos da iniciativa: “A música tem servido como uma poderosa ferramenta, auxiliando no desenvolvimento da concentração, da memória e da criatividade dos alunos.” Segundo a diretora, os impactos superam o ambiente da sala de música. “A principal transformação que observamos foi no aumento da autoconfiança e da liberdade de expressão dos alunos. Crianças que antes eram mais introvertidas hoje se sentem mais à vontade para participar, dar suas opiniões e expor suas ideias em diferentes disciplinas”.
Segundo Natália, o objetivo é ampliar ainda mais as ações, com oficinas de artesanato voltadas às mães dos alunos, fortalecendo vínculos comunitários, incentivando a leitura em família e abrindo novas possibilidades de geração de renda.
COMPROMISSO COM A COMUNIDADE
Ao apoiar iniciativas como as desenvolvidas na Associação Canaã e na Escola Domingos de Morais, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira reafirma seu compromisso em unir cultura, educação e inclusão social. “Além de preservar a herança dos imigrantes suábios, busca ampliar o nosso impacto, promovendo transformações reais na vida de crianças, adolescentes e famílias”, finaliza Natalia Sampaio.