‘Força e Resiliência’: exposição é inaugurada no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro

Inaugurada nesta semana, a primeira exposição artística de 2025 no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro leva o nome de “Força e Resiliência”. É uma realização da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura, e fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

“Essa é a nossa primeira exposição do ano aqui no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. Nós temos o prazer de trazer uma obra maravilhosa em grafite. Nosso artista se chama Sidnei Marcondes. Ele é guarapuavano e a obra é baseada em sua grande amiga Kamilli, que está com câncer. Venham contemplar todas as obras que estão aqui, a Kamilli também fez um vídeo para você que vem ver essa exposição, então vamos prestigiar”, comentou a secretária de Cultura, Rossana Campelo Manfredini.

A exposição “Força e Resiliência” tem como objetivo mostrar que, mesmo nos momentos mais difíceis, é possível resistir, crescer e florescer. A exposição também é uma forma de incentivar as pessoas a estarem presentes para alguém que passa por momentos complicados.

As obras em exibição são de autoria do artista Sidnei Marcondes, que viu na arte uma forma de ajudar a sua amiga Kamilli Teixeira a lutar para se recuperar de um câncer. Ele tinha como objetivo incentivá-la a voltar a fazer as atividades que amava e que acabou abandonando após o diagnóstico. “Essa exposição é referente à recuperação da minha amiga, Kamilli Teixeira, que descobriu um câncer que atinge as células e acabou espalhando pelo corpo todo. Cada destaque dela, cada inspiração desse desenho é uma motivação do que ela gosta. Essa exposição é uma motivação para ela, para que ela ganhe força, que ela se motiva a conseguir a cura ali no caso de que ela está fazendo tratamento e o tratamento está tendo sucesso na vida dela”, explicou Sidnei.

A abertura da exposição contou também com uma apresentação da pianista Marina Chykhnova. Marine Zinsly Carboni Linzing foi visitar a exposição e conhecer as obras. “Eu vim prestigiar essa linda exposição que nos remete ao que é a vida, o que é esse viver, qual é a força que nos rege. E o que é mais interessante é entender que nós já temos tudo, o contato com o cachorro, o contato com as pessoas que amamos, o contato com o livro, esse cotidiano, o contato com a família, com os amigos, e as obras retratam muito isso. E é tempo de repensar o que realmente vale a pena. Viver”, disse Marine.

***Com reportagem da Secom/Pref. Guarapuava