Flávia Pilati canta a obra de Waldemar Euzébio Pereira em show no dia 31 de agosto

Viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), é um show que vai contar com músicas e poesias do autor e compositor mineiro Waldemar Euzébio Pereira. Aliás, ele é tio de Flávia e estará presente na noite desse espetáculo

A cantora Flávia Pilati, bastante conhecida pelo projeto “Samba da Flávia”, está envolvida no espetáculo cultural “Pra quem quiser entrar”. Será apresentado no próximo dia 31 de agosto (sábado), às 20h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. Entrada franca.

Viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), é um show que vai contar com músicas e poesias do autor e compositor mineiro Waldemar Euzébio Pereira. Aliás, ele é tio de Flávia e estará presente na noite desse espetáculo.

À reportagem, Flávia conta que a obra de Pereira sempre fez parte em sua história de vida. “São músicas que a gente sempre ouvia. A minha prima já tem um trabalho como cantora em Minas [Gerais] e trabalha com a obra dele”, dizendo que tem um carinho muito especial pelo tio. A música desse artista, bem como sua literatura, influencia sua caminhada nas artes.

Assim, o show em Guarapuava cumpre o desejo de Flávia de mostrar o trabalho de Pereira para um tipo de público que não conhece sua obra na região. Inclusive, ele é mais ouvido e lido em Minas Gerais. “A ideia é fazer esse intercâmbio”, diz, destacando que a poética do tio é repleta de cultura mineira, ou seja, de histórias de vida, do cotidiano. “É uma obra muito bonita, muito sensível e muito tocante. E muito linda”.

Assim, a ideia do espetáculo que será apresentado no Teatro Municipal é dar oportunidade de outras pessoas conhecerem o trabalho de Waldemar Euzébio Pereira, gostarem e serem tocados por essa arte. “Veio desse desejo”, afirma Flávia, frisando que seu tio não é apenas parente, pois é um artista fantástico, uma figura muito evoluída.

MÚSICOS
O espetáculo terá a participação de músicos com muita história em Guarapuava, casos de Lucas Sequinel, Fagner Busmayer, Mauro Roza e Guilherme Portela. Os arranjos são de Sequinel, Busmayer e Roza.

Aliás, no começo da elaboração do projeto Flávia Pilati mostrou algumas composições para Sequinel. A tia de Flávia, Mercedes Pilati, que está na direção geral, sugeriu fazer as músicas do homenageado com piano, violão, os instrumentos de sopro de Roza, a bateria. Desse modo, as ideias foram surgindo e o espetáculo tomou forma.

ESTRUTURA
Além das composições, o “Pra quem quiser entrar” vai contar a trajetória de Waldemar Euzébio Pereira e também a sua literatura.

“Em Minas, ele é mais conhecido como escritor do que compositor. Ele tem alguns livros de poesia publicados, tem um livro de contos”, afirma Flávia, acrescentando que é uma obra literária muito linda e alguns trechos serão lidos no show do dia 31 de agosto.

Pereira estará presente no espetáculo e fará participação especial. Além dele, sua filha Gabriela Pilati, que é cantora e prima de Flávia, e Djankaw Quilombola, que é percussionista. “A obra dele também é permeada pelas questões sociais”, afirma Flávia.

EXPECTATIVA
“A gente está esperando um momento lindo, de muito afeto, de muita emoção”, avalia Flávia Pilati, dizendo que será show ao mesmo tempo de delicadeza e intensidade. “Essa noite é feita para todos, para todas”.

Seguindo o nome do espetáculo, é para quem quiser entrar e curtir o espetáculo.
E principalmente que o público seja tocado pela arte de Waldemar Euzébio Pereira.

Cartaz de divulgação (Arte: Reprodução)

QUEM É?
Waldemar Euzébio Pereira nasceu em junho de 46 em Montes Claros, norte de Minas Gerais. Teve contato com música desde pequeno dentro de casa por conta de seu pai, que tocava vários instrumentos e trouxe as primeiras referências.

Enquanto crescia, dedicou parte de sua vida a formações nas artes e com isso se tornou um multiartista: passeou desde o teatro à literatura e, claro, construiu um amor pela música.

Segundo a crítica, Waldemar Euzébio tem uma enorme capacidade de sensibilizar o olhar sobre nós mesmos e sobre o outro. Acreditamos que todos devem ter acesso a essas sensações que nos tornam mais humanos.

INGRESSOS
Os ingressos podem ser retirados no campus Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Diretoria de Cultura (Dirc) do campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e na Casa da Cultura.

Quem quiser, poderá entregar 1 kg de alimento não-perecível na noite do show. A arrecadação será doada para instituições de Guarapuava.

FICHA TÉCNICA
Músicos:
Lucas Sequinel
Fagner Busmayer
Mauro Roza
Guilherme Portela

Arranjos:
Lucas Sequinel
Fagner Busmayer
Mauro Roza

Participações:
Gabriela Pilati
Waldemar Euzébio Pereira
Djankaw Quilombola

Direção musical:
Lucas Sequinel

Produção e iluminação:
Micheli Lima

Direção geral:
Mercedes Pilati

SERVIÇO
“Pra quem quiser entrar” – Flávia Pilati canta Waldemar Euzébio Pereira
31 de agosto (sábado)
20h
Entrada gratuita
Teatro Municipal Marina Karam Primak
Evento com acessibilidade para PCDs e intérprete de Libras e guia intérprete
É espetáculo financiado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.