Exposição de fotografias feitas por estudantes dos distritos é atração no Museu Visconde de Guarapuava

O Museu Visconde de Guarapuava abre suas portas para a exposição fotográfica única “Olhares do Campo”. Entre os dias 22 de setembro e 23 de outubro, o público poderá conferir imagens que traduzem a beleza e a sensibilidade do dia a dia nos distritos de Guarapuava.

A mostra é o resultado do projeto cultural de mesmo nome que levou oficinas de fotografia para estudantes dos Colégios Estaduais do Campo Professora Maria de Jesus Guimarães (Guará), Benedito de Paula Louro (Guairacá), D. Pedro I (Entre Rios) e Palmeirinha.

Com a orientação da fotógrafa Nicole Gutfreund, os jovens foram desafiados a usar a câmera de seus celulares para capturar a essência de seus territórios.

O objetivo do projeto era estimular o despertar de um novo olhar sobre o que era familiar, e assim possibilitar que os alunos interpretassem com maior valorização não apenas a simplicidade do cotidiano, mas as paisagens belíssimas já muito conhecidas e os mais diversos elementos que remetiam à sua história e aos costumes e tradições presentes em sua comunidade.

No entanto, o resultado surpreendeu a própria proponente. “Eles me deixaram sinceramente impressionada com a forma como conseguiram transformar a simplicidade da vida nos distritos em
arte”, conta Nicole.

Foto: Assessoria

Ao longo das oficinas, os alunos demonstraram interesse e aptidão para o uso das câmeras: “foi maravilhoso perceber a dedicação e como conseguiram representar a beleza de lugares e objetos que, muitas vezes, até para eles mesmos, passavam despercebidos”. “As fotografias ficaram lindíssimas e são carregadas de memória, afeto e criatividade”, diz a idealizadora e produtora executiva do projeto, Profª Drª Renata Sopelsa.

SERVIÇO
Exposição “Olhares do Campo”
Até 23 de outubro de 2025
Museu Visconde de Guarapuava
Mais informações: 42 31420763/ ℹ️ @olhares_do_campo