Estudantes da Apae de Guarapuava se classificam no Festival Nossa Arte

O evento regional ocorreu na última segunda-feira (21) e reuniu jovens de Candói, Foz do Jordão, Guarapuava, Goioxim, Reserva do Iguaçu, Pinhão e Turvo

Jovens estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guarapuava se classificaram nas categorias música, dança e teatro na etapa regional do X Festival Nossa Arte, que reuniu alunos das associações de Candói, Foz do Jordão, Guarapuava, Goioxim, Reserva do Iguaçu, Pinhão e Turvo na última segunda-feira (21). As atividades ocorreram no Teatro João Maurina, em Foz do Jordão.

Esse é um festival já tradicional no Brasil realizado pela Federação das APAEs (Feapaes). Durante a etapa regional, as unidades dos 32 conselhos do Paraná participaram das atividades, que são classificatórias para a fase estadual.

A pedagoga na Apae de Guarapuava e coordenadora regional de Arte, Eliane de Oliveira Hykavei, explica que o intuito é que os estudantes participem de apresentações artísticas. É uma oportunidade de demonstrar para a comunidade o trabalho cultural desenvolvido nas associações, por professores e alunos. As categorias são artes literárias e visuais, e artesanato; e os gêneros de palco, que incluem teatro, dança, dança popular e música.

A seleção em cada categoria é feita por uma comissão julgadora, que segue as determinações do regulamento do festival.

Foto: Divulgação

PROJETO PARCEIRO
A pedagoga lembra que o grupo de dança da Apae de Guarapuava é apoiado pelo Projeto Marina Karam Primak.

“Nossos alunos foram trabalhados pelo projeto, que nós temos parceria e que promove e ajuda a desenvolver nossos talentos. É muito bom contar com essa parceria”, citando que o apoio vai desde a coreografia até o figurino utilizado pelos oito estudantes que se apresentaram no festival. “É uma parceria super importante. Eles têm talentos, é só realmente acreditar”.

A categoria de música também foi vencida por um aluno da Apae de Guarapuava; outra unidade da cidade, a Apae Rural venceu no teatro. No total, 16 alunos guarapuavanos participaram das atividades na última segunda-feira.

“Isso promove a inclusão, realmente, da arte, inclusão social, cultural e acadêmica, onde eles estão inseridos nesse contexto artístico. Eu, como coordenadora, acredito muito e sempre estou na luta em nome de todos os alunos que foram se apresentar. Todos são ganhadores e tiveram sucesso dentro de suas Apaes”, acrescenta Hykavei. “Todos foram vencedores e mostraram brilho no palco”.

PRÓXIMOS PASSOS
A pedagoga explica que, com a classificação regional, os estudantes voltam a se apresentar na etapa estadual do festival, que deverá ocorrer em maio do próximo ano.

Na região de Guarapuava, as outras unidades classificadas foram Foz do Jordão, em dança popular; e Turvo, que levou gêneros expositivos em artes visuais e literárias.