Espetáculo teatral ‘A Vila’ será apresentado dia 11 em escola de Entre Rios
É trabalho de Marcio Ramos, responsável pela dramaturgia e encenação, sob direção de Luan Sales
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo do município de Guarapuava, o espetáculo teatral “A Vila” será apresentado no próximo dia 11 de novembro, às 20h, na Escola Municipal do Campo Princesa Isabel, no distrito de Entre Rios.
É trabalho de Marcio Ramos, responsável pela dramaturgia e encenação, sob direção de Luan Sales. Trata-se do início da formação da Vila Nova Esperança, também conhecida como a Vila dos Brasileiros… “Um misto de memória individual e coletiva que nos leva a pensar a pessoa e o espaço que ela habita”, diz o perfil Teatro das Catacumbas, que é apoiadora.
Além de Sales e Ramos, o projeto envolve Micheli Lima no figurino, Alex Kua no cenário, Luan Rodrigues na iluminação e design, Lucas Sequinel na trilha sonora. E fotos/vídeos a cargo de Alysson Mazzochin (Puff).
MOSTRA
No próximo dia 10 de novembro, às 14h, ocorrerá a Mostra Ampliada Pés no Quilombo no Barracão Cultural Paiol das Artes, do Quilombo Paiol de Telha – núcleo assentamento, em Guarapuava.
Este evento celebra e compartilha processos da Residência Artística Pés no Quilombo, que aconteceu em setembro, na comunidade quilombola Paiol de Telha.
Confira a programação:
- Performance Entre Caboclos e Baianas (Kunta Leonardo da Cruz);
- Performance Poéticas da Corpa-Encruzilhada (Djankaw Kilombola);
- Roda de conversa com a liderança comunitária D. Ana Maria Cruz;
- Exibição do documentário “Pés no Quilombo” (registro de processos da residência que aconteceu de 13 a 15 de setembro/2024).
O evento é gratuito e aberto ao público.
É projeto realizado com o fomento da Lei Paulo Gustavo, no município de Guarapuava.
DANÇA
O projeto “Dançando nos Corações de Guarapuava” é uma iniciativa fomentada pela Lei Paulo Gustavo, que visa unir a arte da dança às belezas naturais e culturais da nossa cidade. Com a participação de cinco dançarinos, o projeto propõe apresentações em seis pontos de relevância natural e/ou cultural da cidade de Guarapuava.
“Dançando nos corações de Guarapuava” contou com a criação de sequências coreográficas criadas e performadas por artistas de Guarapuava que englobam a pluralidade de estilos de dança, desde o Ballet, Contemporâneo e Jazz até as Danças urbanas, tendo assim como produto cultural final um vídeo-dança referenciando e difundindo a cultura da cidade.
O objetivo principal do projeto além de apoiar artistas locais e residentes da cidade de Guarapuava teve como proposta difundir e apresentar pontos da cidade que devem ser lembrados, trazendo assim para os locais apresentados o devido reconhecimento, mostrando que os tesouros naturais e culturais se entrelaçam, convidando os visitantes a desvendar suas riquezas únicas.
O resultado dessas intervenções foi um vídeo dança que capturou a essência das performances e a beleza dos pontos de relevância cultural e/ou natural. Com uma edição criativa e uma trilha sonora pela voz da incrível bruna Thimoteo, o vídeo não apenas documentou as danças, mas também mostrou a intersecção entre a arte e o patrimônio cultural de Guarapuava. A captação e edição foi realizada pelo Céu – produtora audiovisual.