Curta filmado em Niterói e Maricá valoriza as raízes brasileiras sob o universo Geek
Com direção de Oscar Francisco e roteiro de Renê Belmonte, o curta-metragem “Originários” traz uma narrativa potente e sensível, voltada à valorização das raízes e da identidade brasileira, contada por personagens que são super-heróis nacionais. O filme será lançado durante a Niterói Expo Geek, em outubro, um dos maiores eventos de cultura pop e diversidade da cidade.
A ideia do projeto é do ator, roteirista e quadrinista Ellyan, que sempre teve esses temas norteando sua trajetória artística. Além de protagonizar a obra, Ellyan também assina a produção. O elenco conta ainda com Claudia Macedo, Denilson Graco, Fel Travassos, Maryellen Vieira e uma participação especial do ator Kiko Pissolato.
“Esse projeto é a realização de um grande sonho e tem como objetivo valorizar nosso país. É uma honra ter criado essa história, vê-la ganhando forma e ainda participar da produção e do elenco desta obra, cuja narrativa se desenrola nas ruas de Niterói e Maricá, cidades de tradições e história entrelaçadas à cultura indígena”, afirma Ellyan.
O curta se insere em uma produção contemporânea que busca resgatar a ancestralidade e provocar reflexões sobre pertencimento, memória e resistência cultural, reforçando o compromisso de Ellyan com a arte como ferramenta de transformação e valorização da identidade nacional.

Sinopse do curta
O protagonista Elder Silva, recentemente desperto como o avatar do deus Tupã, vê-se involuntariamente colocando em perigo sua mãe, Dona Ceiça, ao liberar poderes fora de controle. Desesperado para salvar sua mãe, Elder inicia uma jornada em busca da cura, contando com a ajuda de Evelyn, a Convergente, e Vélox, um ágil ginasta. O Pajé Arari, guardião dos conhecimentos ancestrais, relutantemente revela a complexa dinâmica dos dons e o alto preço da cura.
Este projeto é uma realização da Prefeitura de Niterói, Secretaria Municipal das Culturas, Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Sobre Ellyan
A trajetória de Ellyan começou em 2012, quando, inspirado pelo filme “Tropa de Elite”, criou seu primeiro super-herói: o Capitão R.E.D.. A HQ foi publicada de forma independente, sob o selo MeuHerói®, e chegou às bancas de Niterói e região, conquistando rapidamente o público. O sucesso do personagem o levou a fundar, ao lado do quadrinista Fernando Rebouças, o movimento D.Q.B. – Democracia ao Quadrinho Brasileiro, um coletivo voltado à articulação de políticas públicas para o setor.
Em 2016, criou o herói Vélox, inspirado nos atletas brasileiros das Olimpíadas. Vélox é considerado o primeiro super-herói homossexual solo dos quadrinhos nacionais. O personagem ganhou sua primeira HQ em 2023, com participação autorizada da cantora Pabllo Vittar.
No ano seguinte, Ellyan lançou ALFA – A Primeira Ordem, uma ousada graphic novel que uniu os maiores super-heróis nacionais, incluindo clássicos como Capitão 7, Raio Negro e O Flama, pioneiros das décadas de 1950 e 1960.
Reconhecido com o Troféu Angelo Agostini (2016) e o Prêmio ABRAHQ (2017), Ellyan também é o criador do Dia do Super-Herói Brasileiro, celebrado em 24 de outubro, em homenagem à estreia do Capitão 7 na TV. O evento começou em 2020 de forma online, mas nos últimos dois anos foi realizado fisicamente no festival Niterói Expo Geek, promovendo visibilidade para autores e personagens nacionais.
Em 2022, apresentou a heroína Arianna – Superstar, inspirada na trajetória da cantora Anitta, e lançou a edição internacional do Capitão R.E.D., publicada nos Estados Unidos, Canadá e Europa pela RedDragon Publisher, celebrando os 10 anos do personagem.