Corporação Musical de Guarapuava encanta e emociona público com o espetáculo “Natal em Harmonia”

Com muita cultura e espírito de união, o evento reuniu mais de 160 músicos e arrecadou mais de 800 kg de alimentos para ações sociais em Guarapuava

Canções natalinas ecoaram no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na noite desta quinta-feira (19), quando mais de 160 músicos da Corporação Musical de Guarapuava encantaram o público com talento, dedicação e mensagens de esperança, no espetáculo “Natal em Harmonia”.

Em um marco histórico, a Corporação, composta pelo Coral Municipal Maestro Silvino Antônio Turco, pela Banda Jovem Maestro Leonel Rossetin e pela Orquestra de Câmara de Guarapuava, se uniu pela primeira vez em um único palco. O resultado não poderia ser outro: a igreja ficou lotada e o público aplaudiu de pé a apresentação que celebrou a magia do Natal e a força da música.

O prefeito Celso Góes expressou sua emoção ao comentar sobre o evento. “Ver esses jovens e crianças se dedicando à música e proporcionando uma noite tão especial para a nossa comunidade é emocionante. A cultura transforma vidas, e eventos como esse mostram o quanto Guarapuava tem talento e capacidade. Parabenizo todos os envolvidos por essa linda apresentação”, sublinhou.

O secretário de Cultura, Cristhian Lucas, também destacou o impacto cultural e social do concerto. “A música tem o poder de unir as pessoas e despertar sentimentos que muitas vezes estão adormecidos. Esse evento é o resultado de muito trabalho, dedicação e do talento de nossos músicos e coralistas. É gratificante ver o público lotando a igreja e vivenciando essa experiência única”, pontuou.

O maestro Oriel Bezerra da Silva, responsável pela Banda Jovem e pela Orquestra de Câmara, comemorou o sucesso do evento. “Concluímos o concerto de 2024 com grande satisfação pelo resultado. A comunidade compareceu em peso, e alcançamos o objetivo que almejamos, fazer com que o público sentisse algo especial e muitos relataram como foram tocados pela apresentação, o que é muito mais valioso do que apenas realizar um espetáculo. Foi uma noite incrível, e os músicos estão de parabéns pelo trabalho árduo”, relatou.

O maestro Fernando Antonio Pinto, do Coral Municipal, destacou a importância da união entre os grupos. “Tivemos uma grande realização envolvendo a corporação, com todos se unindo para criar algo tão bonito. Os coralistas e músicos se dedicaram intensamente, e a recompensa é extremamente significativa para cada um. É algo que marca a vida de cada jovem, de cada criança. Foi incrível ver a comunidade presente em peso, com a igreja lotada para prestigiar o evento. Foi um momento maravilhoso e muito gratificante”, ressaltou.

O repertório incluiu clássicos como O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, Canto dos Sinos (adaptação de Carol of the Bells) e Baba Yetu, uma oração cantada em suaíli. A interpretação de Sonho de Natal, de Oswaldo Montenegro, pela cantora Susana Fernandes, 50 anos, também arrancou os suspiros e aplausos da plateia. “Comentei com o maestro que ele me deu um presente de Natal ao me dar a honra de cantar com a Orquestra. Muitas vezes, vemos o Natal como algo rotineiro, apenas mais um ano, mas é importante renovar nossa fé e esperança. A emoção que sinto é imensa, porque, de fato, eles são maravilhosos”, expressou.

O concerto foi marcado por emoção e superação entre os jovens músicos. Rian Rezende, 19 anos, spalla da Orquestra de Câmara, destacou os desafios enfrentados para a realização do evento. “É um sentimento de gratidão, de trabalho concluído. Eu, como instrutor e espelho da orquestra, me sinto muito realizado em ver esse projeto saindo do papel, as músicas se concretizando e tantas pessoas envolvidas. Foi uma preparação difícil, com um repertório complexo e pouco tempo disponível. Fizemos ensaios intensos e conseguimos realizar esse concerto com excelência”, afirmou.

Para Daily Turatti, 12 anos, integrante do Coral Municipal, a experiência foi igualmente marcante. A jovem expressou sua alegria ao participar de um evento que reuniu, pela primeira vez, a corporação musical em apenas um palco. “Foi incrível apresentar. Foi a primeira vez que a corporação se uniu, algo muito especial. Aprendemos muitas músicas novas e enfrentamos desafios nos ensaios, como mudanças de linha vocal de um dia para o outro. Apesar das dificuldades, foi muito gratificante ver nosso trabalho resultar em algo tão bonito”, contou.

Os pais de Daily, Daiane e Teddy Turatti, também compartilharam sua emoção e orgulho ao acompanhar a dedicação da filha. “Sentimos muita gratidão e alegria em ver eles cantando e se dedicando. Não é fácil, exige muitas horas, dias e até renúncias. É emocionante ver o esforço deles se transformando nessa alegria que compartilham com todos. Participar do coral tem sido excelente para a Daily, trazendo um senso de responsabilidade desde cedo. Ela participa desde os seis anos e, ao longo do tempo, foi formando um ciclo de amizade”, comentaram.

A entrada do evento foi gratuita com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Ao todo, mais de 800 kg de mantimentos foram arrecadados e serão encaminhados para ações solidárias nos próximos dias.