Com expectativa de 200 bateristas, Baterasso 2025 será no Parque do Lago em 7 de dezembro

Maior evento de música de Guarapuava e região, o Baterasso promove a edição de 2025 no próximo dia 7 de dezembro (domingo) com expectativa de reunir cerca de 200 bateristas, no Parque do Lago. Trata-se de um evento cultural que mobiliza instrumentistas que dominam as baquetas para tocarem ao mesmo tempo o repertório escolhido para a data.

No ano passado, foram 150 bateristas, um número em virtude da troca de datas e do clima. Porque o Baterasso sempre atrai mais músicos. Em 2025, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas via formulário on-line neste LINK.

“O evento inclui participantes de todas as idades e níveis técnicos. A única exigência que fazemos é que o participante tenha seu instrumento e tenha disposição para estar lá, no dia do evento. Já a participação não existe custo de inscrição; o único custo que o participante terá é o da aquisição da sua camiseta que ficará como recordação desse dia especial”, diz o idealizador do Baterasso e um de seus organizadores, Glaucio Kaminski, na entrevista ao CORREIO.

Aliás, ele é um conhecido baterista que atua na Capital da Cevada e do Malte, entre outras cidades. Anos atrás, Kaminski se uniu ao amigo e também baterista Jeferson Pelé para dar iniciar ao Baterasso, que faz parte do calendário cultural guarapuavano, chamando atenção inclusive de instrumentistas e público da região. Só na edição de 2024, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo evento o dia todo.

Em 2025, Kaminski adianta que haverá a incorporação de mais um lance de arquibancadas para acomodar confortavelmente um maior número de público. “E mais uma vez faremos a realização do evento no horário noturno, o que nos dará um maior efeito de luzes e trazendo a todos uma melhor experiência durante o evento”.

Inclusive, o Baterasso integra o calendário das comemorações de aniversário do município, cujo aniversário é em 9 de dezembro.

Glaucio Kaminski é baterista, idealizador do evento e um dos organizadores (Foto: Arquivo/Baterasso)

CRESCIMENTO
Na avaliação do músico, ao longo do tempo, desde a sua primeira edição, o Baterasso cresceu e se tornou o maior evento musical da cidade e região. Isto se reflete também no aumento significativo de bateristas em Guarapuava. “E isso é comprovado pelas escolas de música que, depois do evento, registraram um enorme crescimento da procura pelas aulas de bateria. Com certeza, a visibilidade dos bateristas teve uma mudança positiva, antes do evento os bateristas eram vistos por muitos como meros coadjuvantes hoje são reconhecidos pelo grande público como parte integrante e vital dentro de qualquer grupo musical”.

A ideia por trás da criação do Baterasso era dar destaque aos “baqueteiros”, levando a bateria para o primeiro plano do palco. Geralmente, a chamada banda guia fica em cima, com bateristas à frente, dando o ritmo para a centena de bateristas embaixo, tocando todos ao mesmo tempo.

Kaminski e Pelé se mantêm até hoje como os organizadores desse evento. No entanto, a dupla conta com uma grande e solícita equipe que dá o suporte para que se possa realizar sempre um evento melhor a cada ano.

E sem deixar de lado os patrocinadores que são importantes para que o Baterasso aconteça: Rádio T, Atrito Board Shop, Lumiarte, GWM E-Brun Motors, Angel Som, Leland Escola de Bateria, Vinícola Horst, Uplay, Recriar Espaço Terapêutico, Licks Music, Cresol, Sudomed, Realiza Veículos, Agência Mattos & Martins, Ictus Saúde e Berq Construtora.

Evento é aberto a participação de todas as idades e níveis técnicos (Crédito: Arquivo/Baterasso)

SERVIÇO
Para mais informações, acesse o site oficial do evento (www.projetobaterasso.com.br/) e a página nas redes sociais (@projeto_baterasso).