Entre agosto de 2025 e maio de 2026, a Caravana Ás de Paus, do londrinense Núcleo Ás de Paus, vai realizar oficinas e apresentações gratuitas em Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Apucarana, Maringá, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Guarapuava.
Na bagagem estão três peças que compõem o repertório atual do grupo: “Leno Queria Nascer Flor”, “Encontro de Gigantes” e “Fagulha”.
A primeira parada ocorreu semana passada em Ponta Grossa, com três dias de apresentações na Feirinha do Produtor da Benjamin Constant.
Em seguida, chega a Guarapuava, de 12 a 14 de setembro deste ano. Será o espetáculo “Fagulha”: um pássaro aparece para dois viajantes, Aurora e Perigeu, e os leva até um “vão do mundo”. Nesse lugar, amontoado às ruínas de tudo aquilo que foi ou vai ser um dia, vive Terreno. Ali, os três passam a compartilhar a mesma terra e testemunham a anunciação de uma tempestade devastadora. Para sustentar o céu e conseguir tecer o amanhã, os viajantes são convocados a deixar pelo caminho tudo aquilo que precisa morrer.
Direção e Produção: Núcleo Ás de Paus | Elenco: Camila Feoli, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari | Texto: Camila Feoli.
Já o “Encontro de Gigantes” celebra a existência milenar da perna de pau com uma proposta lúdica que dialoga com crianças e adultos. Duas figuras excêntricas e divertidas aguardam com curiosidade a realização do tão esperado “Encontro de Gigantes” na companhia do público. Enquanto nada acontece, questionamentos mirabolantes são levantados!
E “Leno Queria Nascer Flor” é um espetáculo solo do ator Rogério Francisco Costa, que dá vida a Leno, um andarilho que ocupa o espaço público estabelecendo relações com o lugar e com as pessoas. Revirando todo o lixo que carrega, descobre personagens e histórias reais ou inventadas, que o levam a viagens reveladoras de um imaginário de lembranças imprecisas.
A “Caravana Ás de Paus” é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.