Assembleia Legislativa homenageia Denise Stoklos por seus 57 anos dedicados aos palcos
Ao longo de 57 anos, a atriz, diretora e escritora paranaense Denise Stoklos fez história nos palcos nacionais e internacionais. Criadora do método “Teatro Essencial”, ela soma apresentações em 33 países e em sete idiomas. Nesta terça-feira (21), a grandeza da artista foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Paraná, que lhe concedeu o título de cidadã benemérita do Paraná.
“Ao longo dos últimos anos, Denise levou o nome do Paraná aos principais palcos do mundo, consolidando-se como uma das maiores representantes do teatro essencial, um estilo que ela própria criou e difundiu com genialidade. Sua atuação é, ao mesmo tempo, um exercício de liberdade artística e de consciência crítica. Uma arte que provoca e que, acima de tudo, que inspira”, comenta a deputada Cristina Silvestri (PP), autora da Lei n° 22407/2025, que concede a honraria.
“Ser homenageada no próprio estado é o que mais conta. A gente pode viajar o mundo, mas o lugar onde a gente nasceu é o que é o mais importante”, reconhece a artista, descendente de ucranianos e nascida em Irati, cidade do Sudeste do Paraná.
Durante a cerimônia, realizada no Salão Nobre da Casa de Leis, Denise esteve acompanhada de familiares e dedicou a homenagem aos filhos e netos. Hoje radicada na cidade de São Paulo, ela visita o Paraná para visitar os parentes e cumprir agenda de espetáculos. No fim de novembro, ela traz o espetáculo “Mary Stuart” ao teatro Guairinha, em Curitiba.

TRAJETÓRIA
Nascida em Irati, Denise Stoklos é uma das mais consagradas artistas do teatro brasileiro. Reconhecida por seu estilo único, marcado pela combinação de gesto, humor e crítica social, ao longo da carreira recebeu importantes prêmios nacionais e internacionais, entre eles a Ordem do Mérito Cultural e a bolsa da Fundação Guggenheim. Denise também foi professora da Universidade de Nova York (NYU) e criou a Fundação Denise Stoklos, dedicada à preservação e difusão de sua obra.