26ª edição do Feteco será de 21 a 26 de outubro
O evento abre com “A Cantora Careca” (Felchak Produções e Eventos), dia 21 (sábado), às 19h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. É uma peça teatral icônica escrita pelo renomado dramaturgo romeno-francês Eugène Ionesco
O tradicional Festival de Teatro da Unicentro, o Feteco, já tem data e atrações definidas para sua 26ª edição em Guarapuava. A programação vai rolar entre os dias 21 e 26 de outubro.
O evento abre com “A Cantora Careca” (Felchak Produções e Eventos), dia 21 (sábado), às 19h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. É uma peça teatral icônica escrita pelo renomado dramaturgo romeno-francês Eugène Ionesco. Situada em uma atmosfera absurda e surreal, a história gira em torno de um casal britânico aparentemente comum, os Smith, que recebem a visita dos Martin, um casal também aparentemente comum.
À medida que a peça se desenrola, a conversa banal e superficial entre os personagens revela-se um verdadeiro exercício de absurdidade e alienação social. Ionesco utiliza diálogos desconexos e situações cômicas para questionar a linguagem, a comunicação e as convenções sociais, criando uma crítica satírica e irônica à sociedade moderna. “A Cantora Careca” é uma experiência teatral única e perturbadora, que desafia as expectativas do público e convida à reflexão sobre o absurdo da existência humana.
No dia seguinte, 22 de outubro (domingo), “O Melhor Espetáculo Hoje” (Cia. Os Barbacas), às 16h, no Parque do Lago. Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o Shopping Cidade dos Lagos. Segundo informações, esse espetáculo traz vivo em seu enredo os jogos clássicos do circo entre palhaços. Em Busca de resgatar a magia, o encanto e a ludicidade do circo, atualmente quase caindo ao esquecimento devido ao advento das tecnologias da informação, o espetáculo conta com música ao vivo, malabares, monociclo, equilíbrios, “animais” adestrados e muita comicidade, prometendo provocar e arrancar risos da plateia.
No dia 24 (terça-feira), duas atrações. Uma delas é “Transição” (Piá | Grupo de Estudos Cênicos), às 19h, no hall de entrada do auditório da Unicentro. A peça é um apanhado de exercícios propostos durante os estudos do grupo.
Outra é “Baxô” (Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas), às 19h, no auditório Francisco Contini do campus Santa Cruz. Trata-se de um espetáculo sobre uma história cheia de crença e misticismo, como muitas que foram apagadas e silenciadas. Dramaturgia e encenação: Marcio Ramos.
Já no dia 25 (quarta-feira), “Reza” (Grupo de Teatro da Unicentro), 19h, no Francisco Contini. Confira a descrição: “quando a medicina ainda não era ciência, a cura vinha da natureza e da reza. A forma que encontramos de eternizar memórias e culturas é por meio da arte; nela nos encontramos para celebrar a memória dos benzedores e benzedeiras de nossa cidade – Guarapuava”.
E “Ação Performática Dionisíaca”, da Cia. de Teatro De Um Só Ato, no Francisco Contini, às 19h.
E, no dia 26 (quinta), “O que o Mordomo viu” (Grupo de Teatro de Ponta Grossa- GTPG), 19h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. É uma farsa escrita em 1967 pelo inglês Joe Orton. O espetáculo retrata, com fina ironia, um dia no cotidiano de uma clínica psiquiátrica britânica, nos anos de 1960, a partir da visão típica do humor inglês: ácida e sutil. O título faz referência a uma das maiores instituições britânicas que é o mordomo, profissional conhecedor de todos os pecados de uma família e fiel depositário dos segredos.
PROGRAMAÇÃO
Sábado (21 de outubro)
A cantora careca – Felchak Produções e Eventos
Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak
Horário: 19h
Domingo (22 de outubro)
O Melhor Espetáculo de Hoje – Cia. Os Barbacas
Local: Parque do Lago (em caso de chuva, no Shopping Cidade dos Lagos)
Horário: 16h
Terça-feira (24 de outubro)
Transição – Piá/ Grupo de Estudos Cênicos
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h
Baxô – Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h
Quarta-feira (25 de outubro)
Ação Performática Dionisíaca – Cia. de Teatro De Um Só Ato
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h
Reza – Grupo de Teatro da Unicentro
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h
Quinta-feira (26 de outubro)
O que o Mordomo viu – Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG)
Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak
Horário: 19h
INGRESSOS
A retirada de ingressos pode ser feita na Diretoria de Cultura (Dirc), que fica no campus Santa Cruz da Unicentro (rua Padre Salvador Renna, 875); ou na Secretaria de Cultura de Guarapuava (Secult), localizada na Casa da Cultura (rua Alcione Bastos, 1.821, Alto da XV).
Mas é preciso consultar o horário de atendimento desses espaços.