Óbito por covid-19 será retirado do boletim diário de Guarapuava

Segundo a Prefeitura, Sesa recomendou a utilização do exame PCR, que teve resultado negativo neste caso, como referência no Paraná

A Prefeitura de Guarapuava divulgou uma nota oficial na tarde desta quarta-feira (13) respondendo questionamentos sobre o possível óbito de um paciente (68 anos) por coronavírus no município. 

A administração relata que foram feitos três exames: dois na cidade, que testaram positivo, e um no Laboratório Central do Paraná (Lacen), em Curitiba, cujo resultado foi negativo para a covid-19. 

A nota explica que existem dois tipos de testes, o PCR, que analisa amostras das mucosas para determinar a presença do vírus, e o rápido, que identifica os anticorpos no sangue. 

“No paciente do óbito, o teste rápido atestou positivo e o PCR negativo. Esse não foi o primeiro caso de resultados diferentes entre tipos de exames distintos de coronavírus no mundo todo”, pontuando que “as definições de casos positivos constantemente estão mudando, através de portarias do Ministério da Saúde, conforme a evolução da pandemia no cenário nacional”.

A divulgação de que o óbito teria sido por decorrência da covid-19, continua a nota, ocorreu a partir da recomendação de uma comissão formada por médicos de diferentes instituições. 

“Todos eles recomendaram que o óbito fosse considerado positivo para covid-19, justamente porque há divergências entre os exames e, nesse momento, é melhor cumprir as determinações técnicas para isolamento social de familiares e medidas de cuidado pós-morte”, esclarece. 

RETIRADA

A administração explica que o óbito não irá mais constar no boletim diário porque a Prefeitura “responde a uma hierarquia em que a Secretaria de Estado de Saúde recomendou a utilização do exame PCR (feito pelo Lacen) como referência para os casos de covid-19 no Estado do Paraná”.

O texto também esclarece que o município não ganha nenhuma compensação financeira por mortes de covid-19. “O único objetivo na divulgação foi informar, de maneira transparente, o resultado do teste realizado na cidade e que tinha dado positivo”.

Confira a nota oficial da Prefeitura de Guarapuava