Guarapuava é o município com maior número de ambientes promotores de inovação credenciados do Estado

Foram 56 iniciativas aprovadas no Edital de Credenciamento do Governo Estado do Paraná de 2024

Nesta segunda-feira (21), foi divulgado o resultado do Credenciamento de Ambientes Promotores de Inovação 2024, do Governo do Estado do Paraná, que trata do credenciamento de ambientes promotores de inovação.

O Credenciamento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA).

No edital, Guarapuava consolidou sua posição como um dos principais pólos de inovação do Paraná com a aprovação de 56 ambientes. Um aumento significativo já que em 2023, apenas 11 foram credenciados. Dentre os, agora, 67 ambientes credenciados no município, estão pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, agência de Inovação/NIT, centros de inovação, espaços makers, hubs de inovação e o parque tecnológico.

Para a presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Ana Klosouski, o resultado do credenciamento mostra a força e a maturidade que se encontra o Ecossistema de Inovação local.

Segundo o CEO do Cilla Tech Park e vice-presidente do Fórum CT&I, Paulo Alvim, o resultado foi reflexo da união das entidades. “O ecossistema de educação, ciência e tecnologia de Guarapuava está de parabéns. Ano passado, durante o Encontro de Ambientes de Inovação, realizado em Guarapuava, foram credenciados 11 ambientes da cidade, o que mostrou a força do ecossistema. Desde aquela oportunidade iniciou-se um processo de muita cooperação e troca de informações. Este ano quando saiu nova chamada de credenciamento, muito trabalho coletivo foi desenvolvido, dentro do propósito comum de fortalecer o ecossistema local. O resultado mostrou mais ainda esta força. Guarapuava é o município com maior número de ambientes credenciados do estado”, finalizou.

Em 2023, o Cilla Tech Park foi credenciado como Parque Tecnológico em Operação e com seu Espaço Maker. Neste ano, o CTP conseguiu a aprovação no credenciamento de sua nova iniciativa, a Aceleradora CTuP, que tem o propósito de alavancar os negócios inovadores

Os novos ambientes credenciados terão mais recursos, infraestrutura e oportunidades de parcerias para empresas locais e regionais, posicionando Guarapuava como referência em inovação tecnológica.

Confira os ambientes credenciados, AQUI