Guarapuava comemora 204 anos de história

Com 182.093 habitantes, segundo o Censo, a chamada Capital da Cevada e do Malte é o maior município do terceiro planalto paranaense. O aniversário de Guarapuava é neste sábado, 9, data em que, a 9 de dezembro de 1819, a cidade surgiu como freguesia de Nossa Senhora de Belém

Reconhecida como a Capital da Cevada e do Malte e o maior município do Paraná em extensão territorial, Guarapuava já passou de dois séculos de existência, configurando-se em uma das cidades mais tradicionais do Estado. Neste sábado (9), completa 204 anos de história.

O povoamento de Guarapuava foi o resultado de um processo histórico iniciado no século 18, com as Expedições do Tibagi e levado a cabo pela Real Expedição de Conquista do Povoamento dos Campos de Guarapuava, comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, que chegou à região em 1810 e fez construir o Fortim Atalaia, onde abrigou as primeiras tropas, seus familiares e povoadores que dela fizeram parte. O Fortim Atalaia protegeu os componentes da Expedição dos frequentes ataques dos índios, pertencentes às três tribos que habitavam a região: Camés, Votorões e Cayeres.

Oficialmente, a cidade surgiu em 1819 como freguesia de Nossa Senhora de Belém. Passou a ser vila em 1852 e, devido ao progresso do povoado, em 1871, foi elevada à cidade, tornando-se um dos promissores municípios do Paraná.

O nome do município vem do tupi-guarani: “guará” (lobo) e “puava” (bravo). Aliás, foi a denominação dada aos campos gerais descobertos em 1770, com área primitiva de 175.000 km².

Nessa trajetória toda, a “terra do lobo bravo” se desenvolveu e hoje tem 182.093 pessoas, segundo os dados do Censo Demográfico de 2022 (e que foi divulgado em 2023); em termos de densidade demográfica, são 57,48 habitante por quilômetro quadrado.

Em 2022, a área do município era de 3.168,087 km², o que o coloca na posição 1 de 399 entre os municípios do estado e 487 de 5.570 entre todos os municípios.

CRESCIMENTO
Nos últimos anos, a onda crescente do agronegócio, do comércio, da indústria e da tecnologia tem instigado diversas empresas a conhecerem Guarapuava e criarem suas raízes no município, visto que a região garante o desenvolvimento de diversas atividades nas áreas. O número de pessoas que decidem morar na cidade também aumentou, tudo isso, devido à qualidade de vida que o município oferece.

“Guarapuava chega aos seus 204 anos com muito a comemorar. São mais de dois séculos de mudanças, transformação e reconhecimento. O ano de 2023 está terminando, mas os desafios continuam em nossa cidade. Há sempre espaço para o crescimento e o desenvolvimento. Este é o melhor momento do município, pois somos vistos por muitas pessoas do Brasil e do exterior. Diversas empresas dos mais variados setores têm buscado nossa cidade para se instalar. Somos reconhecidos pela valorização das pessoas e, sobretudo, pela valorização da mulher. Nosso município é um dos poucos que mantém a paridade com a distribuição igualitária nas secretarias e cargos de grande importância. Por isso, eu reforço que estamos no caminho certo. Este é o momento de celebrar mais um aniversário de nossa cidade”, destacou o prefeito Celso Góes, via Secom.

CONQUISTAS
O dia 12 de janeiro de 2023 foi um dia histórico para Guarapuava, segundo Góes. Naquela data, foi dado posse ao secretariado municipal, primando pela paridade 50/50. Conforme o prefeito, primar pela equidade era um sonho antigo e que, finalmente, em seu terceiro ano de mandato, se tornou realidade.

“Aqui em Guarapuava, nós cuidamos das pessoas. Este é nosso objetivo, é a razão do nosso trabalho. Eu não venho de uma família de políticos, portanto, não tenho a intenção, tampouco a pretensão de deixar um substituto. Eu quero sim, fazer com que meu trabalho enquanto atuante no executivo municipal surta efeito e atenda aos anseios de todos. Primar pela paridade é fundamental para o bom andamento de todos os serviços do município e nós estamos fazendo isso. E não se trata de nenhum favor, é nossa obrigação. Cumprir com nosso papel enquanto gestor é prioridade e, por isso, destinamos às mulheres, a metade das Secretarias, bem como os cargos de grande importância no nosso município. O dia 12 de janeiro de 2023 foi um dia histórico para Guarapuava. Naquela data, demos posse ao secretariado municipal, primando pela paridade 50/50. Era, portanto, o início do nosso terceiro ano à frente do executivo municipal. Primar pela equidade será sempre nosso objetivo. No entanto, eu reforço aqui, que a destinação dessas Secretarias e dos cargos são sempre com base na competência de cada um desses agentes. Considero este um importante passo para a gestão pública, que insere a mulher no protagonismo que lhe é de direito, em seu papel fundamental, por meio da paridade. Há muito a ser feito, mas acredito que um grande e significativo passo já foi dado”, sublinhou Celso.

Rua em Guarapuava (Foto: Secom/Pref. Guarapuava)

INOVAÇÃO
Ainda em 2023, Guarapuava bateu recorde em se tratando de cidade mais inteligente do Brasil. O município, de acordo com um levantamento feito pela Conexis Brasil Digital e pela consultoria Teleco, ficou em 18º lugar no ranking nacional. De acordo com Celso Góes, a implantação do sinal 5G foi fundamental para o avanço da cidade no ranking.

Guarapuava também sediou, pela primeira vez, o 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná. O evento, que é de alto nível em se tratando de tecnologia, tem o objetivo de fortalecer a colaboração e promover a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades. Na ocasião, foi disponibilizado espaço para debates sobre parcerias estratégicas, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, políticas de incentivo, marcos regulatórios e a relevância dos ecossistemas de inovação para o progresso regional.

No primeiro dia do Encontro, houve o comunicado do repasse de R$ 1.500.000 do governo do Estado para o município de Guarapuava. O investimento possibilita a criação de polos regionais de inovação em 10 municípios do Paraná. Cada cidade terá uma sede física específica, por meio da criação de uma agência regional de inovação.

O jovem ambiente de inovação de Guarapuava celebra grandes conquistas graças à conexão e parceria do poder público com outras instituições e empresas privadas. Um exemplo disso, reflexo das ações já consolidadas, foi o recente credenciamento de 11 ambientes inovadores no edital da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), ficando em 4ª lugar entre os municípios paranaenses com mais ambientes.

Em Curitiba, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, participou de um encontro sobre construções sustentáveis em madeira engenheirada. O evento, que foi realizado no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), articula uma mobilização de diversos atores para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva no Estado.

A iniciativa foi benéfica para o município, uma vez que Guarapuava foi selecionada pelo governo do Estado e será o centro de pesquisas de Tecnologia da Madeira Engenheirada. O sistema será aplicado na construção civil.

“Guarapuava possui grandes inventários florestais e a indústria madeireira é muito forte em nossa região. Por isso, queremos criar metodologias de construções que agreguem valor à matéria-prima da madeira. Já existem prédios, hotéis feitos com madeira e queremos trazer essa realidade também para a nossa região, gerando emprego e sustentabilidade, além de nos tornarmos referência no Brasil nesta metodologia”, salientou o prefeito Celso Góes.

Em um momento considerado de grande importância para todos, o prefeito de Guarapuava avalia que há sempre espaço para mudanças e melhorias. Ele disse acreditar na inovação como fator fundamental para o desenvolvimento do município em todos os setores. Conforme Celso Góes, o progresso que chega é resultado dos esforços de muitos e, por isso, destaca que é preciso acreditar sempre e pensar no coletivo.

“Há mais de dois séculos, Guarapuava nascia para se tornar referência ao Paraná e ao Brasil. São 204 anos de transformação e progresso. O que antes era só sonho, hoje se tornou a mais bela de todas as realidades. Nossa cidade é uma estrela que brilha e aponta os caminhos da prosperidade. Este é o resultado do trabalho do nosso povo acolhedor que promove essa transformação, todos os dias. Neste momento de alegria, nos rendemos à beleza e acolhida do melhor lugar para se viver! Parabéns, Guarapuava pelos seus 204 anos de história”, finalizou Góes.