Dia de Finados: Secretaria de Administração define normas e prazos para reformas nos cemitérios
Conforme a publicação da portaria nº 1345/2024 em 3 de outubro, os interessados têm até a próxima segunda-feira (21) para protocolar pedido de realização de serviços
Para assegurar um ambiente organizado e conservado para o Dia de Finados, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SMAD), definiu diretrizes para aqueles que desejam realizar reformas nos túmulos dos cemitérios do Município.
A secretária de Administração, Karolini Tokarski, destacou que é fundamental garantir uma boa experiência a quem deseja prestar homenagens aos entes queridos. “Nós estabelecemos algumas regras específicas para o Dia de Finados para garantir a organização, a segurança e o bom funcionamento dos nossos cemitérios nesse período movimentado e importante”, sublinhou.
Para fazer reformas, construção e pintura nos jazigos, é necessário pedir autorização à Divisão de Central de Triagem e Cemitérios. O pedido deve ser protocolado na Divisão, com documentos pessoais e prova da concessão até 21 de outubro. Todos os reparos devem ser finalizados até 29 de outubro.
O período entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro, será dedicado exclusivamente à limpeza geral nos cemitérios. Os materiais deixados nos locais após a data limite e que não sejam retirados pelos responsáveis serão recolhidos pela Prefeitura para o descarte correto.
No Dia de Finados, os nove cemitérios municipais vão funcionar das 8h às 18h.
COMERCIALIZAÇÃO NA DATA
Vendas de produtos no Dia de Finados é permitida apenas com cadastro prévio no Departamento de Alvará e a uma distância mínima de 10 metros dos portões dos cemitérios, a fim de evitar problemas durante as visitas. Os infratores estão sujeitos às penalidades previstas na Legislação Municipal
Para obter mais informações sobre as normas, os interessados podem acessar a portaria completa AQUI, ou entrar em contato com a Central de Triagem pelo telefone (42) 3142-1111.