Celso Góes entrega 1ª fase do Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Guarapuava

A cerimônia marcou a entrega das chaves do local pela empreiteira Primordial Construção Civil, empresa responsável pela obra. A estrutura será capaz de atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos

Nesta quinta-feira (4), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, recebeu da empreiteira Primordial Construção Civil as chaves do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, o Centro do Idoso. A cerimônia marcou a conclusão da primeira fase do projeto para o espaço. O local é considerado a maior obra pública no Município dos últimos 20 anos.

“É uma das maiores obras que a Prefeitura de Guarapuava construiu até hoje. Eu tenho um orgulho e uma honra de ser o prefeito que conseguiu realizar isso. Eu nunca entrei em uma obra pública tão bem acabada e tão bonita quanto essa. É maravilhoso, eu estou muito orgulhoso quando vejo que construímos a maior obra da história da prefeitura. Espero que a gente se veja aqui novamente para a inauguração da segunda fase, para trazer felicidade e amor para quem mais precisa, que são os nossos idosos”, destacou o prefeito Celso Góes.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar a história de Guarapuava, cuidando das pessoas que ajudaram a construir e desenvolver a nossa cidade. A construção foi entregue à Prefeitura de Guarapuava pela Primordial Construção Civil, empresa responsável pela obra. A segunda etapa da obra será o mobiliário e demais equipamentos do Centro do Idoso.

“Quanta emoção de estar aqui. Quero agradecer a todos. É com muita alegria que estamos aqui hoje para festejar, comemorar e receber esta grande obra que vai fazer parte da história da Assistência Social do Município”, ressaltou a secretária da SEMADS, Rosa Aparecida Ramos Daniel.

O Centro do Idoso tem um investimento de R$15 milhões, com recurso do Governo do Estado do Paraná, e conta com uma estrutura de mais de 2700 metros quadrados capaz de atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos.

“É um momento de extrema importância e muito significativo. Tenham a certeza absoluta que é um momento histórico para Guarapuava. É uma obra bonita, grandiosa e ampla. Essa é uma obra que vai atender o que estamos planejando. A nossa missão é garantir que os idosos aproveitem essa fase de forma plena, para que eles vivam de maneira ativa, funcional e produtiva”, salientou o coordenador do Centro do Idoso, Jonilson Pires.

A parte estrutural do Centro contará com piscina aquecida, salas para pilates, atividades físicas e esportes, salas para espaço de cuidados com a beleza, meditação e oração, de cursos e oficinas, cinema e biblioteca. O local é o primeiro prédio público de Guarapuava a instalar um sistema de produção de energia desde o início da obra, além de ser o maior em potência produzida.

Foto: Secom

“Em nome de toda a empresa Primordial, o sentimento é de gratidão e de dever cumprido. Foi nos dada a missão de executar essa obra de grande porte, que possui uma alta complexidade na questão estrutural, além de soluções modernas e inovadoras. É uma obra de padrão muito alto, que possui acabamentos refinados e instalações como o painel solar. Estamos muito felizes e muito gratos, e agradecemos ao Município por acreditar na nossa empresa”, enfatizou Emanuel Martins, diretor da Primordial Construção Civil.

Graciolina do Belém Pedroso, de 75 anos, expressa sua felicidade e gratidão pela construção, que irá impactar todo o Município. “Sou nascida e crescida em Guarapuava. Esse lugar é um orgulho para nossa cidade, para as pessoas da nossa idade, e para os próximos que ainda virão. Vai valer muito a pena. Ficamos até emocionados com o que estamos vendo hoje. Estou sem palavras, só tenho que agradecer e torcer para que a gente possa usufruir disso aqui com saúde”, relatou.

“Eu fiquei muito feliz. É uma obra muito bem montada e projetada. Eu acho que cada um de nós deve valorizar todo momento de participação disso aqui. Eu, que sou nomeado Rei da Melhor Idade, fico sem palavras. Se já foi uma maravilha o que vimos hoje nesta primeira etapa das obras, imagina quando estiver tudo funcionando. Então eu fico muito feliz”, alegou Pedro Luiz dos Santos, de 76 anos.

“Está maravilhoso, lindo. Não consigo falar do que eu mais gostei, tudo está maravilhoso e bom. Com certeza já venho usar tudo isso que foi dedicado para nós. Estou muito feliz”, disse Elizete Fernandes, de 71 anos.

Presenças

Participaram do evento, vereadores, secretários, servidores municipais, autoridades civis e militares, a deputada estadual Cristina Silvestri, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, além de idosos dos grupos de convivência do Município e pessoas da comunidade.