‘Níobe’, longa-metragem com filmagens no Rio de Janeiro, faz retrato distópico do país
Barbara França, André Ramiro, Kadu Moliterno e Roberto Pirillo lideram elenco. Fernando Mamari assina a direção. Confira também na coluna Notas Tropicais: novo clipe do Charme Chulo, homenagem a Paulo José, Lô Borges, filme “O silêncio da chuva”, cantor de axé Alexandre Thai
Intrigas, traições e corrupção no jogo pelo poder estão no centro da narrativa de “Níobe”, cujas filmagens se iniciam no Rio de Janeiro. Com roteiro e direção de Fernando Mamari, o longa faz um retrato distópico do país. A história se passa num único dia, quando uma reunião promovida por um influente empresário reúne um presidente da república, seu mais graduado general, um deputado corrupto, seguranças e prostitutas de luxo. No elenco estão Barbara França, André Ramiro, Kadu Moliterno, Roberto Pirillo e Timóteo Heiderick, entre outros.
Em estilo noir, o filme se passa nos dias de hoje, porém contém elementos visuais dos anos 50. A história se desenrola em um único dia com os preparativos e o encontro de representantes do mais alto escalão do governo, mediado por um empresário, numa reunião regada a garotas de programa. O objetivo é convencer um deputado opositor a aceitar suborno e assim obter a liberação para a exploração de um metal valioso em território indígena. Nada acaba saindo como planejado e um confronto entre os convidados se inicia. As garotas de programa lideradas por Rita (Barbara França), até então coadjuvantes na noite, desempenham um papel inesperado.
Poder
Para o diretor Fernando Mamari, o longa aborda as escalas de poder numa sociedade em que algumas poucas pessoas podem decidir o futuro de milhares. “O filme trata da descrença da sociedade nos poderes constituídos do país, onde os jogos escusos parecem ocupar posição central em todas as bandeiras”, analisa Mamari.
Ficha técnica
Além da direção, Fernando Mamari assina também o roteiro do longa, ao lado de Violeta Rodrigues. A direção de produção é de Sonia Freitas, com produção executiva de Julio Braga. A produção é da Pajé Cultura com coprodução da Jardim Digital. Preocupados com a pandemia de covid, o set segue todos os protocolos de segurança.
Pajé Cultural
Criada em 2015, a Pajé Cultural busca unir entretenimento com conceitos artísticos e culturais em sua produção de conteúdo. Suas obras foram exibidas internacionalmente e em distintos canais de TV e plataformas de exibição on demand. Entre suas realizações solo ou em parceria estão produções como “Delírius Insurgentes”, “Cidadãos do Mundo”, “Moda sem Medida”, “O Nome do Pai”, “Cinema e Enredo”, “O Diagnóstico” e “Oleguns Olo Fê”.
Daniel Filho
Em 23 de setembro, os cinemas brasileiros serão palco da estreia de “O silêncio da chuva”, novo filme do diretor Daniel Filho. É uma adaptação do livro homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza, um dos maiores nomes do romance policial. No roteiro, o delegado interpretado por Lázaro Ramos conta com a ajuda da investigadora vivida por Thalita Carauta para solucionar um assassinato. O elenco ainda reúne Cláudia Abreu, Mayana Neiva, Otávio Muller e Pedro Nercessian.
Charme Chulo
A banda paranaense Charme Chulo está no ar com um novo single/clipe: “Nem a saudade”, disponível nas principais plataformas de áudio e no YouTube (https://linktr.ee/charmechulo). Trata-se de canção composta por Leandro Delmonico e Igor Filus, núcleo central desse projeto musical que costuma unir música caipira e rock indie. Já o clipe tem direção de Arnaldo Belotto e Raul Machado.
Charme Chulo
“Nem a saudade” será uma das faixas do novo álbum de estúdio do Charme Chulo, seu quarto na carreira: “O negócio é o seguinte”. A banda é formada por Igor Filus (voz), Leandro Delmonico (viola e voz de apoio), Hudson Antunes (baixo) e Douglas Vicente (bateria).
Paulo José
Considerado um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, o ator e diretor Paulo José faleceu no dia 11 de agosto, deixando um importante legado para a cultura nacional. Em homenagem ao artista, o Curta!On – streaming do Curta! no NOW/NET e no curtaon.com.br – preparou uma seleção especial de longas e curtas-metragens que contam com sua participação.
Paulo José 2
Entre obras de ficção e documentários, a pasta “Homenagem Paulo José” é composta pelos seguintes filmes: o longa “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”, do diretor Paulo Thiago; os curtas “O Teu Sorriso”, de Pedro Freire, “Cheque Mate”, de Ricardo Bravo, além de “Amor!” e “Morte”, de José Roberto Torero; o documentário “Por Onde Anda Makunaíma?”, que relembra o filme “Macunaíma”, protagonizado por Paulo José; e o episódio da série documental “Grandes Cenas”, sobre o filme “Todas As Mulheres do Mundo”, com a participação do ator. O Curta!On pode ser acessado através do NOW, da NET/Claro, e em CurtaOn.com.br.

Lô Borges
O cantor e compositor mineiro Lô Borges, um dos maiores nomes da MPB, prepara o lançamento do álbum “Chama viva”. Segundo ele, em suas redes sociais, letras de Patricia Maês, com o trio Henrique Matheus, Thiago Correa e Robinson Matos. “Disco novo, ‘Chama viva’ quase ficando pronto”, disse o artista.
Axé
O cantor de axé Alexandre Thai lançou o clipe da música “Café” em seu canal oficial do YouTube (CLIQUE AQUI). As gravações contaram com a participação da modelo brasiliense Gabriela Pascoal e foram feitas em três locações diferentes: Mangaratiba (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). A novidade conta a história de um casal que se ama muito, mas vive um momento difícil.
Axé 2
“É muito comum a gente aproveitar o momento do café para dar uma pausa na correria do dia a dia e refletir. É uma vírgula, um respiro na rotina. E nesse clipe eu quis contar a história de duas pessoas que se amam, mas precisam refletir sobre a própria relação. Pra essa missão, eu contei com a participação maravilhosa da Gabriela Pascoal e do diretor Tiago Picado”, conta Thai, via assessoria.
Axé 3
Neste ano, Alexandre Thai ainda estreou a terceira temporada dos Encontros Musicais, no YouTube, com os feats gravados à distância, devido á pandemia. O artista ainda lançou, no início de 2021, o single “Balanço Tropical”, que já ultrapassou a marca de 50 mil plays no Spotify, e prepara muitas novidades para os próximos meses.