Safra global 2024/25 de trigo pode ser recorde, avalia Cepea
Os preços internacionais do trigo voltaram a ceder nos últimos dias, influenciados pela possibilidade de oferta mundial recorde na temporada 2024/25. Pesquisadores do Cepea lembram que os valores externos vinham avançando diante da estimativa de menor produção na Rússia (principal exportador mundial de trigo), resultado da queda na área de cultivo no país e das condições climáticas desfavoráveis às lavouras.
Entretanto, novas projeções da consultoria SovEcon indicam que a safra russa deve passar de 84,2 para 84,7 milhões de toneladas, elevando o otimismo para uma marca histórica na disponibilidade global de 2024/25.
Números da Argentina reforçam as expectativas de oferta mundial de trigo elevada, ainda conforme analisam pesquisadores do Cepea. Relatório divulgado pela Bolsa de Cereales em 25 de julho estima produção em 18,1 milhões de toneladas, 19,8% superior à da safra 2023/24.
AÇÚCAR
Cálculos do Cepea mostram que, na última semana, as vendas internas de açúcar cristal voltaram a remunerar mais que as externas. Isso porque as cotações internacionais do açúcar demerara tiveram novas quedas na Bolsa de Nova York (ICE Futures); a taxa de câmbio, por sua vez, continua em patamares elevados. No mercado spot, a liquidez captada pelo Cepea seguiu praticamente estável em relação à semana anterior.
Segundo pesquisadores do Cepea, compradores continuam negociando quantidades reduzidas, de acordo com a necessidade imediata, afirmando vendas no varejo ainda enfraquecidas. Além disso, esses agentes também seguem recebendo o açúcar fixado em contratos.
***Fonte: Cepea