Mercado Municipal de Guarapuava é aprovado e deve receber autorização para licitação nos próximos dias

Nesta quinta-feira (19), o prefeito Denilson Baitala, juntamente com o deputado estadual Artagão Júnior e o deputado federal Estacho, anunciaram que toda a documentação do projeto do novo Mercado Municipal foi analisada e totalmente aprovada. A abertura do processo de licitação está prevista para ainda este mês.

O investimento estimado é de aproximadamente R$ 26 milhões, viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Governo do Estado. A nova estrutura será construída no espaço onde hoje funciona o estacionamento do Parque de Exposições Lacerda Wernek, em uma área estratégica da cidade. O projeto prevê uma edificação com cerca de 3 mil metros quadrados, planejada para atender produtores locais, comerciantes e a população em geral.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Thiago Pfann, o Mercado Municipal foi desenvolvido com foco na funcionalidade e no fortalecimento econômico do município. “O Mercado Municipal é um projeto estruturante, pensado para valorizar a produção local e oferecer um espaço moderno, organizado e adequado para a comercialização direta dos produtos”, destacou.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, também destacou que o projeto do Mercado Municipal avança de forma consistente e já reúne todas as condições técnicas e financeiras para sair do papel, além de representar um importante estímulo à economia local. “Esse projeto hoje já se encontra 100% aprovado pelo Paraná Cidade, o que ele atesta, toda viabilidade técnica e financeira. Importante destacar também o impacto que tem na geração de emprego e renda, então desde a construção até que tudo se torne operacionalmente apto, esse projeto vai colocar um novo fôlego no mercado de trabalho local”.

A iniciativa busca aproximar produtor e consumidor, estimulando a circulação de alimentos frescos, fortalecendo a economia regional e incentivando a valorização do que é feito em Guarapuava. O secretário de Agricultura, Celso Doliveira, destacou que o Mercado Municipal será um importante impulso para a agricultura familiar. “O Mercado Municipal é mais uma oportunidade para que a agricultura familiar comercialize sua produção de forma direta. Além de incentivar novos negócios, o espaço também será um ponto de encontro da sociedade, com atividades culturais e variedade de produtos”, afirmou.

O prefeito Denilson Baitala, destacou que Guarapuava segue avançando com investimentos estruturantes. “Parabéns a população de Guarapuava, esta é uma obra muito esperada, mais uma conquista para a nossa cidade. Em breve vamos iniciar os trâmites e começar a contrução do nosso Mercado Municipal”, ressaltou o prefeito.

O Mercado Municipal é considerado uma das obras de maior impacto da atual gestão e já está pronto para ser executado. Ele se soma a outras iniciativas estruturantes, como a construção da Upinha (Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico), além de reformas e novas edificações nas áreas de educação e saúde. Parte dessas obras já está em andamento, enquanto outras devem ser iniciadas nos próximos meses.

Para o deputado estadual Artagão Júnior, o momento é de comemoração. “Hoje estamos celebrando a notícia que recebemos no último dia útil antes do Carnaval, o projeto do nosso Mercado Municipal foi avaliado e totalmente aprovado. Nesta semana, devemos receber a autorização para a licitação. É um projeto lindo, diferenciado, conquistado pela Prefeitura de Guarapuava em parceria com o Governo do Estado para a nossa cidade”, afirmou.

Com a aprovação e a autorização da licitação prevista para as próximas semanas, o município dá mais um passo importante para transformar em realidade uma demanda histórica da comunidade.