Livro do paranaense Caetano W. Galindo é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

24

Publicado pela Companhia das Letras em 2025, “Na ponta da língua: O nosso português da cabeça aos pés” é um dos semifinalistas da 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, que é uma premiação à parte do tradicional Jabuti.

“Na ponta da língua” é livro escrito pelo paranaense Caetano W. Galindo, que é um premiado tradutor no país, além de professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele concorre na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários do Jabuti Acadêmico, junto de nomes como José Miguel Wisnik (de “Viagem do recado: música e literatura”, ed. Cia das Letras) e João Pombo Barile (“Presente do acaso: um ensaio biográfico sobre Silviano Santiago”, ed. Autêntica. No total, são dez semifinalistas em cada categoria do prêmio, divulgados nesta semana pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Voltada para prestigiar obras acadêmicas, científicas, técnicas e profissionais, a premiação recebeu nesta edição 2.085 inscrições, refletindo a força e a diversidade das obras acadêmicas nacionais.

Os cinco finalistas serão anunciados em 27 de julho, às 15h30, durante a 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Niterói (RJ), com divulgação simultânea no site oficial do Prêmio Jabuti Acadêmico. A cerimônia de premiação será realizada em 11 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, em evento para convidados.

Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico reconhece obras das áreas científica, técnica e profissional, com o objetivo de valorizar a excelência editorial e ampliar a visibilidade de autores e editoras que atuam nesses segmentos. Os autores vencedores recebem a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil, e as editoras das obras premiadas também recebem a estatueta.

“O Prêmio Jabuti Acadêmico reafirma o compromisso da Câmara Brasileira do Livro com a valorização da produção científica, técnica e profissional do país. Ao anunciar os semifinalistas desta terceira edição, reconhecemos a excelência de autores, pesquisadores e editoras que transformam conhecimento em obras capazes de impulsionar a ciência, a educação e o desenvolvimento do Brasil.”, destaca Sevani Matos, presidente da CBL, via site da instituição.

Galindo é professor, pesquisador, tradutor e escritor (Foto: Divulgação)

LIVRO
Autor do elogiado e popular “Latim em pó”, verdadeiro best-seller de seu gênero, Caetano W. Galindo tem o corpo humano como base em “Na ponta da língua”, numa jornada que vai da cabeça aos pés, ensinando os processos históricos que explicam por que nosso pescoço deixou de ser “poscoço” e a ligação inusitada entre o joelho e uma almofada.

“Enquanto nos divertimos com o humor constante de sua prosa, que corre quase como uma performance cômica, mal notamos que estamos aprendendo os complexos mecanismos que regem as mudanças da língua ao longo dos séculos e os processos ocultos por trás da formação das palavras”, diz a sinopse da obra. Ao final da leitura, nunca mais olharemos um diminutivo “inho” da mesma forma. Uma aula magistral de etimologia sem a menor dor de cabeça ― que, aliás, vem do latim capitia e tem a mesma origem de “chefe”.

Nascido em Curitiba em 1973, Galindo é professor, pesquisador, tradutor e escritor. Sua tradução de “Ulysses” recebeu os mais importantes prêmios literários do país. É autor de “Sim, eu digo sim: Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce” (2016), finalista do prêmio Rio de Literatura, e do livro de contos “Sobre os canibais” (2019). “Ensaio sobre o entendimento humano”, livro não comercial, com tiragem limitada, recebeu o prêmio Paraná de Literatura em 2013.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.