Lucas Macedo lança livro de poemas em Guarapuava no sábado (16)

Artista e professor em Guarapuava, Lucas Macedo lança o livro de poemas “Daqui pra lá” neste sábado (16), na Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya da Casa da Cultura (rua Alcione Bastos, 1.821, no Alto da XV). O evento está programado para começar às 17h.

É o primeiro livro de Macedo, mas que completa uma trilogia sobre a cidade. Ele já havia lançado anteriormente duas obras artísticas em 2024: o filme “Cidade de fora” – um documentário poético-musical; e o EP “Paradoxal”, com cinco faixas autorais. Inicialmente, Macedo não cogitava uma produção múltipla; mas isso foi se construindo e se materializando também a partir das ideias que foram sendo aprovadas nos editais. “Mas primeiro de tudo, em 2022, numa semana de atestado médico por COVID, surgiram as cinco músicas. Foi onde tudo começou…”, explica, em entrevista ao CORREIO.

“Acredito que o livro fecha a trilogia de diferentes formas, mas eu gosto de simplesmente pensar que apresento ao público da cidade um outro suporte, uma outra forma de expressão de identidades: a literatura. Assim, fica a cargo dos leitores/espectadores/ouvintes costurar os sentidos para transformar (ou não) estes três trabalhos em continuidade, mosaico, sequência ou trilogia”, diz.

Segundo o artista, “uma possibilidade é pensar que as músicas questionam, o filme materializa (nas personagens e nas imagens da cidade) e os poemas abrem a possibilidade para pensar a relação com a cidade de modo mais universal e misturada a outros temas universais caros para o cenário contemporâneo, como o amor, os cuidados com o planeta, masculinidades e o próprio fazer artístico numa cidade do interior”, explica. “Mas nenhuma das reflexões precisa ficar restrita a Guarapuava. Acho que as obras apresentam Guarapuava, eu sou daqui, falo a partir das minhas vivências aqui, mas é ‘daqui pra lá’ e ‘lá’ não tem destino certo”, completa.

Foto: Reprodução

Com poemas escritos desde 2018, o novo livro aborda temas diversos como aqueles mencionados por Macedo, “sempre de modo leve, numa linguagem simples, bastante acessível”.

Realizado via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura – Governo Federal, “Daqui pra lá” não será comercializado, mas os exemplares terão distribuição em espaços públicos de leitura da cidade e região (bibliotecas públicas, escolares e universitárias, de universidades públicas e privadas).

Previsto para durar cerca de 30 minutos, o lançamento da obra literária será simples e rápido, diz o autor, servido com “um típico chá com bolacha”, brinca. Ele mesmo conduzirá o momento, falando um pouco sobre o livro e os demais trabalhos. Alguns de seus amigos convidados farão um sarau com leituras dos textos.

CINEMA E MÚSICA
No caso da produção audiovisual, disponível no YouTube, trata-se de filme produzido em Guarapuava com fomento da Lei Paulo Gustavo. Tem direção de Lucas Macedo e Bruna Thimoteo, com roteiro de Luiz Rogério Camargo, direção de fotografia, montagem e edição de Bruna Thimoteo: Bruna Thimoteo, direção de arte de Maressa Macedo, som direto e edição de som de Luiz Lepchak, pesquisa de Talita Burbulhan, design gráfico de Leandro de Brito e intérprete de LIBRAS de Késia Santos.

Já o EP, também com acesso no YouTube, é trabalho realizado com fomento da Lei Paulo Gustavo (2023/2024) em Guarapuava. Composição, gravação e coprodução: Lucas Macedo; Produção: Renan Otah; LIBRAS: Késia Santos; e Design e edição: Leandro de Brito.