Sob o tema “Memórias, Territórios e Saberes Ancestrais”, a 1ª Mostra de Cinema de Guarapuava está com inscrições abertas até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 6 de maio.
Trata-se de projeto aprovado pela Secretaria de Cultura de Guarapuava, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) — Governo Federal.
As produções poderão ser inscritas em duas categorias: (1) Filmes produzidos em Guarapuava e na região Centro-Sul do Paraná, finalizados entre 2024, 2025 e 2026; (2) Filmes produzidos no estado do Paraná, finalizados entre 2024, 2025 e 2026.
Após a inscrição, os filmes passarão por curadoria. Serão selecionados quatro curtas e um longa-metragem por categoria.
O envio das produções deve ser feito por meio do formulário disponível no link do perfil da Mostra (forms.gle/ern9a6B6AVkspwRCA). Recomenda-se a leitura na íntegra do regulamento (https://encurtador.com.br/viJv).
Segundo informações, a Mostra de Cinema de Guarapuava tem como prioridade tornar a produção audiovisual mais acessível e descentralizada. “Com foco na produção paranaense autoral, a mostra visa a formação de público para tais obras audiovisuais, valorizando e incentivando a produção do Paraná e ressaltando o compromisso ético com a diversidade de temas e estilos cinematográficos, própria ao cinema brasileiro”, diz o regulamento.
Além disso, o Seminário de Cinema de Guarapuava, evento paralelo a Mostra, será um espaço de formação de senso crítico, onde discussões serão travadas sobre as obras audiovisuais e os processos de produção cinematográficos. Portanto, a Mostra de Cinema de Guarapuava pretende ser um espaço de democratização, formação e construção de pensamento crítico sobre o audiovisual, atuando na promoção da pluralidade do cinema paranaense.
A primeira edição do evento acontecerá ao longo de dois dias, reunindo exibições de filmes, debates e seminários. A data ainda não foi divulgada.
O evento apresenta dados do IBGE (2021) que apontam que quase metade da população brasileira não tem acesso a uma sala de cinema em sua cidade. Nas cidades onde existem salas comerciais, a presença de filmes brasileiros é de apenas (e assombrosos) 3%. “Historicamente, cineclubes, mostras e festivais de cinema vêm preenchendo esta lacuna. Neste contexto, a Mostra de Cinema de Guarapuava visa suprir esta necessidade dentro da região centro-sul do Paraná, promovendo o livre acesso à produção audiovisual paranaense, em conjunto com rodas de conversa e mesas redondas.
“Ao centrar filmes paranaenses neste eixo, a mostra não só valoriza narrativas marginalizadas, especialmente aquelas de pessoas indígenas, quilombolas, negras, mulheres, LGBTQIAPN+ e de pessoas que vivem em contextos periféricos ou rurais, mas também busca criar um espaço de reparação simbólica, onde o audiovisual opera como ferramenta de descolonização”, afirma o texto.
Confira o perfil @mostradecinemadeguarapuava no Instagram. (Reportagem: Cristiano Martinez; Foto: Ilustrativa/Freepik)