Zeca Dirceu anuncia novos investimentos durante 15 anos da UTFPR Guarapuava

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) participou da celebração dos 15 anos do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Guarapuava e da aula magna do curso de Arquitetura e Urbanismo, evidenciando seu papel como um dos principais parceiros da educação pública federal no Paraná.

Durante o evento, Zeca destacou a trajetória de apoio à instituição, que inclui a destinação de R$ 10,5 milhões, em 2024, para pesquisa e melhorias em nove campi da UTFPR, além da articulação política para expansão de cursos e infraestrutura, com atenção especial ao campus de Guarapuava.

“O local que eu mais estive foi aqui. Tenho uma admiração enorme por essa instituição e um compromisso permanente de fazer com que as decisões tomadas em Brasília cheguem aqui, mudando a história da região, melhorando a vida das pessoas e ajudando a universidade a prosperar cada vez mais”, afirmou o deputado.

Zeca também relembrou sua atuação direta na criação do curso de Arquitetura e Urbanismo, que teve sua primeira aula na noite de ontem, incluindo a viabilização de recursos para o bloco de laboratórios. Segundo ele, a alta procura pelo curso já demonstra o impacto positivo da iniciativa para o desenvolvimento do município e toda região.

Além disso, o parlamentar anunciou um novo investimento de R$ 1 milhão para o campus, reafirmando o compromisso contínuo com a estruturação da universidade. “Quando tem aniversário, tem que ter presente. Esse recurso vai ajudar a melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido aqui”, destacou.

O diretor-geral do campus, Marcelo Granza, falou sobre o papel decisivo de Zeca Dirceu na consolidação do curso de Arquitetura e Urbanismo e na expansão da instituição. Ele relembrou que a articulação do deputado junto ao governo federal foi fundamental para destravar o projeto, especialmente a partir de 2023, com a retomada de investimentos na educação.

Segundo Granza, o apoio político garantiu desde a interlocução com o Ministério da Educação até a liberação de vagas e recursos necessários para a implantação do curso. “O Zeca sempre esteve ao nosso lado, desde o início dessa construção. Foi uma parceria fundamental para transformar esse sonho em realidade”, afirmou.

Zeca Dirceu também destacou que o momento atual representa uma retomada do protagonismo da educação no Brasil, com ampliação de investimentos, criação de novos cursos, concursos públicos e obras em instituições federais. Para ele, fortalecer universidades como a UTFPR é um movimento importante para promover desenvolvimento econômico e social.

“A educação voltou a ser prioridade no país. E é ela a principal ferramenta para transformar a vida das pessoas”, concluiu.