Espetáculo gratuito ‘Oceanos’ une fantasia e consciência ambiental
O espetáculo “Oceanos”, do Grupo Anamá, estreia sua temporada no próximo dia 24 de março, às 20h, no teatro do Sesc Maringá, em Maringá, no Noroeste do Paraná.
Viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto fará 10 apresentações entre as cidades de Maringá e Campo Mourão. Com classificação livre e entrada gratuita, a peça contará com acessibilidade em Libras e audiodescrição em todas as sessões.
Unindo arte cênica e educação ambiental, a obra questiona o impacto do descarte de lixo urbano no coração do mar. A peça acompanha Daia, uma menina que, ao encontrar uma mensagem enviada pela centenária tartaruga Marina, é levada a um universo azul profundo. No palco, o público é convidado a mergulhar em um mundo onde a beleza das águas-vivas divide espaço com um monstro de lixo que ameaça a vida marinha.
O projeto conta com direção de Rô Fagundes, fundadora da Cia Fantokid’s e referência no teatro de animação com 37 anos de trajetória. Seu trabalho em “Oceanos” reflete uma carreira dedicada à manipulação de bonecos, à arte-educação e à formação de público.
O roteiro é uma criação coletiva do Grupo Anamá e Dan Pinheiro, com revisão de Karyna Bühler. Os bonecos foram fabricados por Sandro Maranho, referência no segmento e os figurinos confeccionados por Danilo Furlan. O elenco é composto por Cairan Fagundes, Luara Fagundes, Irakytan Fagundes e Tuany Yagura. A assistência de produção é de Janaína F. Borges.
“Nossa identidade como Grupo Anamá nasce da nossa união como artistas e irmãos. Carregamos o legado da Cia. Fantokids, companhia de nossos pais, mantendo vivo o zelo e a sensibilidade na escolha de cada tema. Mais do que entreter, buscamos impactar o público com reflexões que os acompanhem para fora do teatro”
“Além de atuar como produtor executivo, também criei o primeiro roteiro e assino a cenografia do espetáculo. Conciliar essas funções é desafiador, porque, à medida que surgem novas necessidades de cena, preciso equilibrar o olhar criativo com as decisões de produção. Ter escrito o roteiro inicial me permite visualizar o espetáculo de forma ampla, imaginando a cenografia desde os primeiros esboços. Nesse processo, também destaco a importância da Karyna na dramaturgia, que trouxe muito mais sensibilidade e poesia para o trabalho”, destaca o produtor executivo Dan Pinheiro.
“Oceanos’ chega para dar ainda mais força ao Grupo Anamá. O apoio da PNAB possibilitou a contratação de uma equipe completa, incluindo acessibilidade em Libras e audiodescrição, além de um intenso estudo de novas técnicas de manipulação. Será um trabalho lindo, que mescla educação ambiental e sensibilidade no palco”, afirma o proponente do projeto Cairan Fagundes.
“Nossa identidade como Grupo Anamá nasce da nossa união como artistas e irmãos. Carregamos o legado da Cia. Fantokids, companhia de nossos pais, mantendo vivo o zelo e a sensibilidade na escolha de cada tema. Mais do que entreter, buscamos impactar o público com reflexões que os acompanhem para fora do teatro”, diz Luara Fagundes.
“Dividir o palco com meus irmãos é um privilégio imenso e uma experiência muito gratificante. Existe entre nós uma sintonia e uma intimidade construídas ao longo do tempo, e hoje também carregamos uma maturidade artística maior. Já passamos juntos por uma grande montagem, o espetáculo “Eu Existo”, que nos permitiu compreender melhor como funcionamos em cena e o quanto trabalhamos bem em conjunto. Agora, em “Oceanos”, contamos também com a presença de uma atriz convidada, o que traz novos olhares para o processo e nos conduz a outras descobertas”, conta um dos intérpretes, Irakytan Fagundes.
Após a estreia, a temporada segue em abril com apresentações em Maringá nos teatros Barracão (06 e 07/04) e Reviver Magó (17/04). O espetáculo também visita Campo Mourão no dia 12 de abril (domingo), com três sessões no Teatro Municipal: às 10h, 14h30 e 20h.

SERVIÇO
Espetáculo Oceanos
Maringá
ESTREIA
Terça-feira
24 de março às 20h
Teatro Sesc Maringá
Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7
Segunda-feira
06 de abril às 14h30 e 20h
Teatro Barracão Paulo Mantovani
Praça Professora Nadir Cancian, S/n – Zona 7, Maringá – PR
Terça-feira
07 de abril às 10h e 14h30
Teatro Barracão Paulo Mantovani
Praça Professora Nadir Cancian, S/n – Zona 7, Maringá – PR
Sexta-feira
17 de abril às 14h30 e 20h
Teatro Reviver Magó
Praça Todos os Santos, s/n – Zona 2, Maringá – PR

Campo Mourão
Domingo
12 de abril às 10h, 14h30 e 20h
Teatro Municipal
Av. Comendador Norberto Marcondes, 684 – Centro, Campo Mourão – PR
Ingressos gratuitos, entregues sempre com 1h de antecedência diretamente nos locais.
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras e audiodescrição.
Para saber mais sobre o grupo e futuros trabalhos acesse o perfil @grupoanamateatrodebonecos no Instagram.

FICHA TÉCNICA
Proponente: Cairan Fagundes
Direção: Rô Fagundes
Produção Executiva: Dan Pinheiro
Assistente de Produção: Janaina F. Borges
Preparação de Elenco: Rô Fagundes
Roteiro: Dan Pinheiro, Karyna Buhler e Grupo Anamá
Bonecos: Sandro Maranho
Figurinos: Danilo Furlan
Cenografia: Dan Pinheiro
Trilha Sonora: Irakytan Fagundes
Artísta Gráfico: Cairan Fagundes
Criação e Operação de Luz: Marcos Trindade
Elenco: Cairan Fagundes, Luara Fagundes, Irakytan Fagundes e Tuany Yagura
Realização: Mira Produção e Arte e Grupo Anamá
Fotos: Luara Fagundes
Audiovisual: Luara Fagundes
Assessoria de Imprensa: Fernando Souza (Maringaense Cultural)
“PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL”.