Vale do Genoma avança no planejamento estratégico e projeta ações até 2028

O Vale do Genoma, ecossistema de inovação focado em pesquisa genômica e inteligência artificial aplicada à saúde e ao agro, realizou um encontro estratégico voltado ao fortalecimento de sua governança e à construção de uma visão de futuro. Após uma agenda de visitas técnicas ao IPEC, Hospital São Vicente e ao CIlla Tech Park, os trabalhos se concentraram, na tarde do dia 05/02 e na manhã do dia 06/02, no desenvolvimento do planejamento estratégico do Vale do Genoma, com horizonte até 2028.

As atividades ocorreram no Celeiro de Inovação no Cilla Tech Park e contou com a participação de representantes de diversas instituições que integram ou apoiam as câmaras temáticas de saúde e agro, entre elas: CTP, IPEC, Unicentro, Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, UTFPR, UNIPAR, IBMP, ICC/Fiocruz, TECPAR, Biopark Educação, LAMIA, agentes regionais de inovação (ARI), Sebrae PR, SENAI/SC, Fundação Araucária, BRDE, Fundo Paraná, SETI, Secretaria Municipal de Inovação de Guarapuava, ASSESPRO, entre outras organizações estratégicas. O processo foi conduzido pela consultora do Sebrae Isabelle Córdova, com uma metodologia guiada, colaborativa e orientada à inovação.

Durante os encontros, os participantes utilizaram ferramentas estratégicas como a análise SWOT, além de metodologias ágeis e inovadoras, para refletir de forma estruturada sobre o momento atual do Vale do Genoma, identificar oportunidades, desafios e definir onde o ecossistema deseja chegar nos próximos anos.

Para Marcos Aurélio Pelegrina, Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o planejamento é um passo essencial para o amadurecimento da iniciativa.
“O planejamento é fundamental. O Vale do Genoma vem cada vez mais crescendo, com grandes resultados na área da saúde, como o Genomas Paraná e o Genomas SUS, e também no agro, com o NAPI Agro Genômica e um grande programa com o BRDE de inovação aberta na área de genética. Esse encontro foi muito importante para fortalecer a governança do Vale do Genoma e projetar o futuro até 2028, pensando nos próximos passos”.

A integração entre os atores do ecossistema foi destacada por Jaiesa Zych Nadolny, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que participou do encontro representando o Centro de Saúde Pública de Precisão, parceria entre Tecpar, IBMP e Fiocruz.
“Foi uma oportunidade muito produtiva de integração entre os atores do Vale do Genoma. Trabalhamos de forma colaborativa na construção do planejamento estratégico, discutindo ideias e ações que resultaram em pontos estratégicos para os próximos anos. A dinâmica utilizada foi muito interessante e permitiu avançar bastante”.

Foto: Assessoria

O papel do planejamento na transformação da ciência em impacto econômico e social foi ressaltado por Michael Douglas Camilo, gerente da Regional Centro do Sebrae Paraná.

“Esse momento é fundamental para alinhar esforços de investimento, fomento e inovação, para que a gente consiga transformar pesquisas em negócios, tecnologias e startups nas áreas da saúde e do agronegócio, por meio da genética. Isso gera emprego, qualidade de vida e desenvolvimento para Guarapuava, para a região e para o Paraná. O planejamento não termina aqui, ele começa agora, com a implementação das ações”.

Responsável pela condução da metodologia aplicada nos dois dias, a consultora do Sebrae Isabelle Córdova destacou o caráter colaborativo e estratégico do encontro.

“Foram dois dias intensos de planejamento estratégico, em que grandes atores de diferentes instituições puderam se conhecer, se conectar e entender como colaborar nos próximos passos e projetos do Vale do Genoma. Juntos, construímos uma base sólida para o futuro do ecossistema”.

Com a conclusão desta etapa, o Vale do Genoma avança para a fase de implementação das ações estratégicas, reforçando seu posicionamento como um ecossistema pioneiro em genômica e inteligência artificial aplicada à saúde, à agricultura e à pecuária, com foco em inovação, cooperação e desenvolvimento sustentável até 2028.