Guarapuava se consolida como polo do voleibol ao sediar treinamento da Seleção Paranaense Sub-16

Guarapuava está sediando, nesta semana, o treinamento da Seleção Paranaense Feminina de Vôlei Sub-16, reunindo 30 atletas de diversas cidades do Paraná.

A preparação acontece ao longo de quatro dias, com treinos nos períodos da manhã e da tarde, e será finalizada nesta sexta-feira (30). A iniciativa é promovida pela Federação Paranaense de Voleibol, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação.

Durante o período de treinamentos, a comissão técnica realiza a avaliação das atletas que disputarão uma vaga na equipe que representará o Paraná no Campeonato Brasileiro de Seleções, que ocorre entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Ao final da seletiva, 12 a 13 atletas serão convocadas para a próxima fase de treinamentos.

O técnico da Seleção Paranaense, Claudemiro dos Santos, destacou a importância da parceria com o município para a realização da preparação. “Gostaria de agradecer à Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Esporte, e à Liga de Voleibol de Guarapuava, pelo apoio e pelo espaço disponibilizado para que pudéssemos realizar esses quatro dias de treinamento. São dois períodos por dia, totalizando oito sessões, com o objetivo de selecionar as atletas mais preparadas para representar o estado no Campeonato Brasileiro”, afirmou.

Para o secretário de Esportes e Recreação, Valdir Kukelcik, sediar o treinamento reforça o protagonismo de Guarapuava no cenário esportivo estadual. “Para nós, é muito importante receber a Seleção Paranaense de Vôlei em Guarapuava. Somos um polo do voleibol no Paraná, temos atletas do município participando da seletiva e uma comissão técnica com ligação direta com a cidade. É um orgulho poder presenciar esse trabalho e inspirar nossas futuras atletas”, destacou o secretário.

Entre as atletas participantes está Giovanna Pramio, levantadora do município de São José dos Pinhais, que ressaltou a experiência proporcionada pela seletiva.

“É uma experiência completamente diferente e muito positiva. Apesar da rotina de treinos ser intensa, é muito bom estar aqui, conhecer pessoas novas, vivenciar um estilo de jogo diferente e fazer novas amizades. É uma oportunidade maravilhosa e fico muito feliz de poder participar”, relatou a atleta.