‘Oscar dos quadrinhos’, HQMIX está com inscrições abertas para a 38ª edição
Considerado o “Oscar dos quadrinhos” no Brasil, o tradicional Troféu HQMIX está com inscrições abertas para a sua 38ª edição, no prazo de 22 de janeiro a 22 de março de 2026, por meio de formulário disponível no site oficial (www.hqmix.com.br).
Podem concorrer publicações lançadas no país, nacionais ou estrangeiras (versões traduzidas), entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2025. Os concorrentes poderão se inscrever após lerem todo o regulamento com muita atenção, para se enquadrar corretamente nas diversas opções de categorias.
O pagamento da inscrição deverá ser feito conforme as opções disponíveis no formulário (Depósito em Conta ou PIX). Após o preenchimento do formulário, será enviado um e-mail com o número da inscrição e instruções para pagamento. “As inscrições só serão efetuadas após a confirmação dos pagamentos”, diz o regulamento.
As categorias do Prêmio HQMIX são divididas de acordo com o sistema de votação. É bastante segmentado, abrangendo boa parte dos formatos e tipos de publicações, com uma dedicada, por exemplo, a obra composta por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos voltada para temas relacionados aos Quadrinhos, na categoria “Livro Teórico”.
Os inscritos serão analisados por um júri de especialistas na área que escolherão cerca de dez indicados para cada categoria.
Após as indicações haverá uma votação nacional por profissionais da área de quadrinhos no Brasil. Também é preciso ter se cadastrado no site do HQMIX até a data da abertura da votação.
A obra vencedora em cada Categoria receberá um único troféu HQMIX, independentemente do número de autores ou responsáveis por sua realização. O caneco, cujo formato homenageia um personagem diferente a cada ano, será entregue pessoalmente ao responsável pela inscrição (autor, editor etc.) ou pessoa devidamente autorizada/designada por esse responsável.
“O recebimento do troféu não implica nenhuma outra premiação (diplomas, certificados etc.) e nem valores em espécie”, diz o regulamento. O deslocamento até o local da premiação, bem como eventuais despesas decorrentes, é de inteira responsabilidade do premiado.
A entrega será realizada em evento próprio, em local, data e horário a serem definidos e divulgados oportunamente.
Na edição de 2025, o HQMIX homenageou a obra de Marcelo D’Salete com o troféu no formato da personagem Tiodora.

HISTÓRIA
Criado em 1989 por José Alberto Lovetro, o Jal, e João Gualberto Costa, o Gual, o Troféu HQMIX é uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros.
O objetivo do troféu é divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil. O design do troféu muda a cada ano, sempre homenageando algum personagem dos quadrinhos brasileiros.
Desde o início o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro nesta jornada. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o troféu.