No próximo mês, conforme postagem do Sesc Brasil, estarão abertas as inscrições para a edição 2026 do Prêmio Sesc de Literatura. Se você é um escritor iniciante nas categorias Romance, Conto ou Poesia, essa é a sua chance de ter seu livro publicado e distribuído em todo país. Para mais informações, acesse AQUI.
Em 2025, os vencedores foram o romance “Goiás”, do paulista Marcus Groza; a coletânea de contos “Massaranduba”, de Abáz (BA); e o livro de poesias “Escalar cansa”, de Leonardo Piana (MG). Os três autores reforçaram a importância do prêmio, um dos mais importantes reconhecimentos voltados a escritores inéditos no Brasil.
As obras vencedoras na edição de 2025 foram escolhidas entre 2.451 inscritas, sendo 1.168 livros de poesia, 599 de contos e 684 romances. Os livros foram publicados pela Editora Senac Rio e os autores vencedores receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$30 mil cada. O Prêmio também concedeu menções honrosas aos escritores Lúcio Cordeiro, Lucas Alves e Eduardo Marques, que foram finalistas nas categorias
Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura já recebeu cerca de 24 mil originais e revelou ao mercado editorial 43 novos autores. Os trabalhos inscritos são analisados por comissões julgadoras de diferentes regiões do país, compostas por renomados escritores, jornalistas e críticos literários. O processo de avaliação tem como base o anonimato tanto dos autores quanto do júri, garantindo a lisura do projeto e a liberdade de análise das comissões julgadoras, que fazem a seleção pelo mérito literário, com soberania sobre a decisão final. Os autores devem ser inéditos nas categorias pelas quais concorrem, ou seja, sem obras publicadas na categoria escolhida.