Zeca Dirceu celebra expansão da UTFPR com novo curso de tecnologia em Guarapuava
O Campus Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi contemplado com um novo curso de graduação: Tecnologia Aplicada à Construção e BIM (Modelagem da Informação da Construção). Aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso terá início a partir de 2027, integrando um pacote histórico de expansão da universidade que criará 13 novos cursos em todo o estado, somando 908 vagas anuais.
A conquista é resultado do programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, do Governo Lula, que visa superar o descompasso entre a pesquisa acadêmica e a inovação no setor produtivo, posicionando as universidades federais como motores do desenvolvimento tecnológico e sustentável do país.
Para o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e ferrenho defensor da expansão do ensino superior público, a notícia é um marco. “Cada novo curso em uma universidade federal é uma semente de futuro que plantamos. Mais do que vagas, estamos abrindo portas para a transformação da realidade de milhares de jovens e para o desenvolvimento regional. A UTFPR, com sua excelência, está de parabéns”, celebrou o parlamentar.
O programa do MEC parte de um diagnóstico claro: embora o Brasil ocupe a 14ª posição mundial em produção científica, ocupa apenas a 27ª em registros de patentes nos EUA, evidenciando um descompasso entre a geração de conhecimento e sua aplicação prática. Para enfrentar esse desafio, a iniciativa federal está criando 5 mil novas vagas em cursos de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em todo o país.
“O governo Lula está conectando a ciência produzida nas universidades com as necessidades da indústria e da sociedade. O novo curso em Guarapuava, por exemplo, formará tecnólogos especializados em BIM, uma ferramenta para a construção civil moderna e sustentável. É assim que impulsionamos a neoindustrialização brasileira com inovação e mão de obra qualificada”, destacou Zeca Dirceu.

Crescimento para o campus e geração de empregos
Com a nova graduação, o Campus Guarapuava passará a contar com seis cursos de graduação. O diretor-geral do campus, Marcelo Henrique Granza, classificou a aprovação como “uma conquista histórica” para a UTFPR. Segundo ele, o novo curso amplia a capacidade de formação da instituição e responde às demandas crescentes do setor produtivo. Em 2026, já começará o curso de Arquitetura e Urbanismo, que se juntará aos já consolidados de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Sistemas para Internet.
Além de ampliar a oferta educacional, a expansão gerará um impacto no mercado de trabalho. Somente na UTFPR como um todo, a criação dos 13 novos cursos irá gerar 325 novas oportunidades de trabalho, sendo 185 para professores e 140 para técnicos administrativos.
“A educação pública é o motor do desenvolvimento. É por isso que eu me dedico com tanta firmeza a essa pauta. E podem ter certeza, vamos continuar ampliando, defendendo e fortalecendo cada campus, cada curso e cada vaga nas nossas universidades e institutos federais”, concluiu Zeca Dirceu.