Prefeitura de Guarapuava dá início aos ensaios do Coral dos Anjos com quase 3 mil vozes infantis
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura, deu início aos ensaios do Coral dos Anjos 2025, o maior coral infantil do Brasil. Neste ano, mais de 2.700 crianças das escolas municipais irão se apresentar, o evento será no dia 6 de dezembro, no Parque do Lago.
Os preparativos começaram no último dia 21 de outubro, com um treinamento para os professores realizado no auditório da Secretaria de Cultura. Durante a formação, os maestros e instrutores responsáveis pelo projeto repassaram às professoras e à equipe da Secretaria de Educação o repertório e os gestos que serão utilizados na grande apresentação.
De acordo com a secretária de Cultura, Rossana Manfredini, a expectativa é de um momento de grande emoção e espiritualidade. “O Coral dos Anjos é sempre um espetáculo que encanta e emociona. Será um momento de união, fé e amor, em que as vozes das crianças se juntam para transmitir mensagens de esperança e gratidão. Acreditamos que o público vivenciará uma atmosfera de paz e alegria, marcada pela harmonia das vozes e pela energia contagiante dos pequenos cantores”, destacou Rossana.
Para garantir que tudo saia conforme o planejado, as escolas estão realizando ensaios técnicos e visitas ao Parque do Lago, simulando o posicionamento e a movimentação do dia da apresentação. Segundo a Secretaria de Educação, cada escola organiza seus ensaios com turmas de 4º e 5º anos, sob a orientação dos maestros e professores de música.
A pedagoga Joceli Aparecida Antunes, da Escola Municipal Professor Dionísio Kloster Sampaio, contou que o projeto desperta grande entusiasmo nas crianças e nas famílias. “Em nossa escola, ensaiamos com 65 alunos dos 4º e 5º anos. O Coral dos Anjos é motivo de muita alegria e expectativa. Os pais também se envolvem, querem saber sobre a programação e participam acompanhando os vídeos dos ensaios em um grupo de WhatsApp. Ensaiamos três vezes por semana, no final das aulas, para não comprometer a aprendizagem. Basta conversar com as crianças para ver o brilho nos olhos delas, transmitindo mensagens de paz, amor e esperança, o verdadeiro sentido do Natal”, relatou.
Além de pedagoga, Joceli atua há mais de 10 anos como ensaiadora do Coral dos Anjos, acompanhando gerações de alunos que participam do projeto. Segundo ela, a cada edição, a emoção se renova. “A expectativa muda a cada ano, porque o desafio é sempre fazer melhor do que o anterior. Cada turma é formada por alunos diferentes e especiais, cada um do seu jeitinho. Eles se emocionam e nos emocionam também. Embora eu seja a ensaiadora responsável, toda a escola se mobiliza. Durante os ensaios, sempre há espectadores que assistem, se encantam e já ficam na expectativa de participar no próximo ano”, destacou.
Os ensaios seguem durante todo o mês de novembro, com a participação de escolas como Dionísio Kloster, Dom Bosco, Elcídia, Raul H. Lupatelli, Domingos Sávio, Capitão Wagner, Iná Ribas Carli entre outras. A organização reforça que todos os detalhes estão sendo cuidadosamente preparados para mais uma edição inesquecível do evento, que já é tradição em Guarapuava.