Realizado pela Dali Projetos Criativos, o curso Técnico de Som: Qualidade & Sustentabilidade formou, na última sexta-feira, 37 técnicos de som.
O curso capacitou técnicos, artistas, estudantes de artes e interessados na área de operação e manutenção de equipamentos de áudio com foco em produções culturais. O projeto tem parceria com o SATED Paraná (Sindicato dos Artistas e Técnicos das Artes Cênicas e Audiovisual) e a Secretaria Municipal de Cultura de Guarapuava.
Composto por uma carga horária de 50 horas, divididas em aulas teóricas, práticas, os alunos ainda realizaram uma visita técnica, no último dia 15, na rádio Massa FM. As aulas foram ministradas pelos professores Luiz Vinicius Taborda Pacheco, docente e produtor musical, e Luiz Maurício Bucholdz, que por 30 anos atuou como Técnico de Ensino Sênior da SENAI de Ponta Grossa, com assistência do professor Luiz Carlos Bucholdz.
Entre os conteúdos abordados nas aulas, os participantes aprenderam sobre os fundamentos do som, equipamentos de áudio e software de edição de som, técnica de equalização, microfonação, tratamento de acústicas e muito mais.
Ricardo Szeuczuk, operador de áudio há 18 anos, participou do curso. Apesar de não morar em Guarapuava, ele se deslocou durante o período do curso para a cidade devido ao seu interesse no conteúdo. Para ele, a parte prática auxiliou na fixação do conteúdo, pois considera mais fácil aprender fazendo, junto de alguém que sabe explicar enquanto faz. “Gostaria de destacar a paciência dos professores ao ensinar e compartilhar informações, e a inclusão com os demais colegas”, expõe o aluno. Ricardo conclui que a curiosidade gera conhecimento e que levará do curso tanto aprendizado quanto algumas amizades.
O aluno Jackson Moraes Batista, DJ e técnico de som há 10 anos, afirma que suas expectativas foram superadas em relação ao curso. Para ele, é importante formar profissionais na área, e as aulas possibilitaram a solução de dúvidas e o entendimento de conteúdos que ele tinha dificuldade. Ele ainda destaca que a visita técnica o marcou pelas histórias sobre o desenvolvimento técnico da área.
Guarapuava foi a terceira cidade a receber o curso; o projeto já passou por Londrina e Cascavel, e ainda será realizado em Curitiba, Francisco Beltrão, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

REGISTRO PROFISSIONAL
A atuação como Técnico de Som em Espetáculos de Diversões depende do DRT, um registro profissional vitalício, que comprova a capacidade do indivíduo para atuar na área. No Paraná, o SATED, junto à Delegacia Regional do Trabalho, é responsável pela emissão do Atestado de Capacitação para o registro profissional. O sindicato, ao analisar a ementa do curso Técnico de Som, aprovou a formação como um dos requisitos para emissão do registro. Além disso, os alunos que concluíram o curso com no mínimo 75% de frequência poderão dar entrada no documento, com 50% de desconto nas taxas.