Documentário ‘Olhar a Mata’ estreia em Guarapuava na sexta-feira (8)

Com roteiro e direção de Lucas Rudiero, o documentário “Olhar a Mata” estreia na próxima sexta-feira (8), em Guarapuava, na sala de cinema do campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Serão duas sessões: às 19h (com Libras); e 20h30 (com Libras e audiodescrição). As reservas devem ser feitas AQUI.

Esse média-metragem tem a premissa de despertar um novo olhar para as florestas, rios, fontes de água e diversos territórios naturais – diferente do modelo de exploração capitalista, que os enxerga como recursos a serem explorados. Assim, o documentário de Rudiero entrevistou pessoas que apresentam formas mais justas e gentis de viver na Terra.

São depoimentos de gente ligada à comunidade Quilombola Paiol de Telha, da artista indígena guarani Nhamandú Werá, de professores e acadêmicos da Unicentro e pessoas que vivem no campo.

“Olhar a Mata” também busca compreender como a lógica de exploração e comércio da terra e dos recursos naturais se estabeleceu, e como ele é prejudicial e injusto.

EQUIPE

Além de Rudiero, a equipe técnica do documentário é formada pelos seguintes nomes:

Roteiro e Direção – Lucas Rudiero

Produção – Emily Ferreira e Lucas Rudiero

Fotografia – Leandro Oliveira

Operadores de Câmera – Leandro Oliveira e Lucas Rudiero

Som Direto e Trilha Sonora – Jonathan Deloun

Revisão de Roteiro e de Narração – Djankaw Kilombola

Narração – Emily Ferreira

Edição e Finalização – Carlos Mazepa

Audiodescrição – Jojo SzSt

Libras – Mariana Santos de Lima

ONLINE
Para quem não mora em Guarapuava ou não poderá ir às sessões, o filme também estará disponível no Youtube a partir do dia 8, neste canal: https://www.youtube.com/@OlharAMata

E o trailer pode ser conferido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kKZXb8i53FA

FOMENTO
Trata-se de projeto aprovado pela Prefeitura de Guarapuava com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.