43ª Semana Literária Sesc chega ao fim em Guarapuava neste sábado (10)
No último dia no Sesc Guarapuava, a programação, livre para todos os públicos, começa às 10h, com o RPG Literário para Crianças: Bicho Alfabeto. Em seguida, segue com o lançamento de dois livros (“Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre” e “Os Dias que Esperei”), conversa com Pamela Mendes de Moraes e oficina
Em Guarapuava, a 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro encerra suas atividades neste sábado (10). Dias de histórias, música, teatro, leitura, literatura. Ao todo, o evento ocorre simultaneamente em 27 cidades paranaenses. Sempre com entrada gratuita.
No último dia no Sesc Guarapuava, a programação, livre para todos os públicos, começa às 10h, com o RPG Literário para Crianças: Bicho Alfabeto. Na calma biblioteca da escola, um grupo de crianças encontra pegadas misteriosas e um haicai sobre um tal “Bicho Alfabeto”. À medida que seguem as pistas e descobrem objetos estranhos, se veem envolvidas em um mistério que precisam desvendar.
Depois, às 14h, Integração Literatura e Recreação. Em seguida, às14h30, lançamento do Livro de Receitas “Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre”. É o resultado da ação em comemoração dos 20 anos do projeto, realizado em 2023.
Na sequência, às 15h, Oficina: PapelArte, com Elvis Roque. Será uma produção de fantoches. As técnicas ensinadas servirão tanto para contação de histórias quanto teatro de fantoches. Assuntos abordados: Psicologia das cores e formas; Produção e confecção de fantoches; e Sincronia e controle do vocal narrativo.
Às 16h, lançamento do livro “Os Dias que Esperei”, de Marcos Sidnei. “Eu não tenho tempo” é a frase do milênio. Dizemos isso com uma grande sensação de orgulho, afinal, parece honroso estar envolvido em diversas atividades e não ter uma brecha na agenda para tomar um sorvete. Em uma das últimas sessões, meu psicólogo me disse a seguinte frase: “nosso tempo é a coisa mais valiosa que temos, não é à toa que ele é comprado pelas outras pessoas”. O tempo é o nosso pote no final do arco-íris!
E, às 17h, bate-papo com a escritora Pamela Mendes de Moraes. A jovem é autora de “Édem”, um romance policial envolvente que aborda uma variedade de temas sensíveis com profundidade e sensibilidade. A personagem principal, Lilith, passa por uma jornada emocionante e repleta de desafios ao longo da história, como muitos conflitos familiares. Lilith sentia que sair do México seria como uma traição para ela mesma. Mas, com seus melhores amigos que conheceu em Chicago, Ashley e James, tudo se tornou muito mais leve! Apesar de Lilith detestar até mesmo a presença de seu vizinho Matthew, ela não podia negar a atração ardente que sentia por ele! O enredo cativante de “Édem” mergulha o leitor em um mundo de mistério, suspense e reviravoltas surpreendentes e, claro, Romance! Com uma narrativa envolvente e personagens complexos, o livro promete uma experiência única e emocionante para todos os leitores.
EXPOSIÇÃO
Outra ação no Sesc Guarapuava é a exposição “Olho{s} d’água”, de 7 a 10 de agosto, das 8h às 22h.
É uma série de pinturas de Micheli Lima, ainda em desenvolvimento.
Nesta exposição, a posição do observador é justaposta com grandes olhos que o devolvem o olhar e o lançam diretamente sobre si. Apesar de estabelecer um paradoxo na configuração artista-observador, “a vida da pintora vivida através de seus próprios olhos” é o tema central do diálogo proposto com o público, visto que todos os olhos fazem alusão aos olhos da artista e à maneira como ela enxerga o mundo.
SERVIÇO
A 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro rola até sábado (10) em Guarapuava, com atividades das 10h às 21h, na unidade do Sesc (rua Comendador Norberto, 121, Centro). Entrada gratuita.
Para mais informações, entre em contato pelo tel. (42) 3308-2650.