Sicredi realiza formatura do Curso Profissionalizante em Cooperativismo de Crédito

O principal objetivo da iniciativa é oferecer formação profissional para jovens, preparando-os para o mercado de trabalho

Na última sexta-feira (29), foi realizada a formatura de 16 alunos de três escolas estaduais do município de Guarapuava no Curso Profissionalizante em Cooperativismo de Crédito. O principal objetivo da iniciativa é oferecer formação profissional para jovens, preparando-os para o mercado de trabalho. 

De acordo com pesquisas realizadas, 80% do jovens não vão para a universidade (Valor Econômico, 2019); 35,9% dos jovens entre 15 e 24 anos não trabalhavam ou estudavam, no Brasil, em 2020 (Estadão, 2021); e 44% é a taxa de desemprego dos jovens de 14 a 17 anos (IBGE, novembro de 2020).

“Com a aproximação desses jovens, temos condições de garantir um banco de talentos para futuras oportunidades na Cooperativa. Dos 16 estudantes formados, já temos 5 que foram absorvidos e estão atuando na cooperativa”, enfatiza a Gerente de Gestão de Pessoas, da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Edicleia Santos.

Os alunos foram selecionados a partir de critérios ligados ao desempenho e interesse apresentados na escola, que credenciavam a participar da capacitação, e foram indicados previamente por professores e diretores das escolas. A trilha de aprendizado, durou um ano e contou com 800 horas de conteúdo, divididos em 4 módulos: Despertar, Discernir, Preparar e Cultivar.

A realização desse curso impacta diretamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas): 4. Educação de Qualidade, 8. Emprego Digno e Crescimento Econômico, 10. Redução de Desigualdades, 17. Parcerias em Prol das Metas.

“Preparar os jovens para o mercado de trabalho, é ganhar produtividade”, comenta o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini.

O Curso Profissionalizante em Cooperativismo de Crédito foi uma parceria entre Central Sicredi PR/SP/RJ, Sicredi Planalto das Águas PR/SP, TecPuc de Curitiba, Cilla Tech Park e Núcleo Regional de Educação de Guarapuava. (Reportagem: Assessoria). 

Deixe um comentário