Prefeito Celso Góes realiza a entrega da Extensão do CRAS no Residencial 2000 para a comunidade

Com as obras de reformas e adequações realizadas com recursos próprios do município, o espaço ganhou duas salas amplas para atendimentos em grupos, área para circulação, recepção, duas salas para atendimentos diferenciados e atividades, almoxarifado e novos banheiros adaptados

Na tarde desta quinta-feira (22), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do município, Elenita Lodi, realizaram a cerimônia de entrega das obras de reformas e adequações na Extensão da Unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Bairro Residencial 2000.

A prefeitura, realizou as obras com recursos próprios do município. O trabalho teve o intuito de melhorar a infraestrutura e entregar um serviço assistencial com mais conforto e qualidade para a população.

“Essa é mais uma conquista para Guarapuava. Agora o CRAS está mais próximo da comunidade. Os moradores do Residencial 2000 não precisam mais se deslocar até o (Bairro) Morro Alto para o atendimento e isso, com certeza, traz mais qualidade de vida a eles. Estamos ampliando o acesso aos serviços para aqueles que mais precisam e isso continuará em nossa gestão como prioridade”, destacou o prefeito.

Com as obras de reformas e adequações, o espaço ganhou duas salas amplas para atendimentos em grupos, área para circulação, recepção, duas salas para atendimentos diferenciados e atividades, almoxarifado e novos banheiros adaptados.

No território de extensão do Bairro Residencial 2000, ao todo, o CRAS possui aproximadamente 1122 (mil cento e vinte e duas) pessoas cadastradas, e que utilizam os serviços ofertados. Além disso, 519 (quinhentas e dezenove) famílias estão cadastradas no CadÚnico.

Para a secretária da Pasta, Elenita Lodi, a reforma garantirá um serviço assistencial com mais conforto para os profissionais e para a população.

“Estou muito feliz e agradecida por este momento. Estamos entregando para a comunidade um sonho. Quem passava por aqui, via um espaço que estava praticamente abandonado, que não tinha serviço e a população ansiava por esse serviço. Para mim, a assistência social tem que estar mais perto da população. É a primeira extensão de CRAS que nós estamos entregando em Guarapuava e isto é muito importante. Uma extensão é o serviço público mais perto da população”, grifou a secretária.

Segundo a coordenadora responsável pelos Centros de Referência da Assistência Social do bairro Morro Alto e, agora, do Residencial 2000, Luciele Henrique, desde 2013, quando a equipe do CRAS Morro Alto começou a fazer a seleção das famílias que iriam morar no Residencial 2000, já se falava da importância de ter uma extensão do CRAS no bairro.

“Visto que as famílias que viriam para o Residencial 2000 eram as famílias com vulnerabilidade social da cidade inteira, sempre pensamos nessa importância. Nós, enquanto trabalhadoras do CRAS Morro Alto, sentimos, principalmente nos anos de pandemia, a dificuldade dos moradores do Residencial 2000 em procurar os serviços, principalmente da assistência social devido à distância. E hoje, estamos muito felizes de poder realizar essa inauguração”, salientou a coordenadora.

Representando os usuários e usuárias da Extensão do CRAS no Bairro Residencial 2000, Sueli Cleve comentou que os serviços oferecidos pelo Centro de Referências ajudam a comunidade a ter mais saúde e qualidade de vida, além de propiciar momentos de companheirismo entre os moradores.

“Quero agradecer, em nome da comunidade a todas as autoridades. Esse CRAS, para nós, é muito necessário. Eu faço parte de um grupo da melhor idade e a rainha do ano passado, foi daqui, inclusive. Mas também nossas crianças, nossos jovens, nossas mulheres participam. E esse trabalho será muito bom e a gente sabe que com o Centro da Referência, nós vamos ter direito a muito mais coisas. Então, eu só tenho a agradecer”, disse a moradora.

Ainda durante a cerimônia, os presentes puderam visitaram a horta comunitária do bairro que fica nas dependências do Centro de Referência e apreciar uma apresentação cultural com as crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), desenvolvido pela Extensão do CRAS. Na ocasião, as crianças, acompanhadas do professor Lucas Sequinel, apresentaram três músicas: Sabiá, de Luiz Gonzaga, Alecrim Dourado (cantiga popular), e uma releitura de Anunciação, de Alceu Valença, sobre direitos das crianças. Também havia brinquedos, pipoca, suco e algodão doce para as crianças.

Além da população, o evento contou com a presença da deputada estadual, Cristina Silvestri, do vice-prefeito, Samuel Ribas, de secretários e secretárias municipais, vereadores e servidores da área da assistência social de Guarapuava.

Deixe um comentário