Agenda legislativa reconhece ações nas áreas de saúde, comunidades e apoio jurídico
Já na segunda-feira (29), será realizada uma Sessão Solene no Plenário, em alusão ao Dia do Secretário de Saúde
O Legislativo Estadual terá uma semana de reconhecimento a ações na área de saúde, nas comunidades e no apoio jurídico. Além das sessões plenárias e ordinárias das comissões, a Assembleia Legislativa do Paraná vai abrir as portas para a população em três eventos importantes.
Já na segunda-feira (29), será realizada uma Sessão Solene no Plenário, em alusão ao Dia do Secretário de Saúde. A data foi instituída pela Lei Estadual nº 21.387/2023, assinada pelo deputado Alexandre Curi (PSD) e pela deputada Márcia Huçulak (PSD), proponente do evento e que esteve à frente do enfrentamento da Covid na Secretaria de Saúde de Curitiba.
Tanto a lei como o evento, que começa às 18 horas, visam homenagear o profissional que é o principal responsável pela aplicação das políticas públicas de saúde e de cuja atuação depende em grande medida a qualidade da área nos municípios e também no estado.
O secretário é responsável, por exemplo, pelas campanhas e pelo cronograma de vacinação da população, pela atenção primária (que é o primeiro nível de atendimento das pessoas), pelos programas e projetos desenvolvidos na área, entre outras várias ações diárias.
Na terça-feira (30), 600 líderes comunitários de Curitiba e Região Metropolitana serão homenageados nas comemorações aos 37 anos de fundação da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (FEMOCLAM). A iniciativa é dos deputados Ademar Traiano (PSD) e Alexandre Curi. Uma referência também ao Dia do Líder Comunitário, instituído pela Lei Estadual nº 18.869/2016, assinada pela deputada Maria Victoria (PP). O encontro no Plenário começa às 18h30.
Fundada em 1996 e com milhares de entidades afiliadas, a FEMOCLAM tem como foco promover a orientação e organização de associações de moradores, clubes de mães e grupos similares, representativos das diferentes comunidades.
Já na quarta-feira (31), a homenagem será à Defensoria Pública do Paraná, com o lançamento da Campanha Nacional “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão”. A campanha é uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e tem por objetivo ressaltar a atuação das defensorias na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. A proposição é do deputado Goura (PDT) e inicia às 18 horas.
Já na quinta-feira (1), será realizado um Ciclo de Palestras, com o tema “Autismo: Inclusão e o Direito à Saúde”, proposto pelo deputado e Coordenador da Frente Parlamentar da Medicina Ney Leprevost (União). O encontro será no Plenarinho, às 14h30.
AUDIÊNCIAS
O parlamento também irá organizar duas Audiências Públicas externas. Na quinta-feira (1), a deputada e líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, Luciana Rafagnin (PT), vai comandar o debate sobre “Água no Sudoeste do Paraná”, em Francisco Beltrão.
Para fechar a semana, o deputado Doutor Antenor (PT) propôs a Audiência “Integração Intermunicipal: PR-364, asfalto já!”, que será realizada em Goioxim, na sexta-feira (2).