Instituição GERAR completa 20 anos com meta de impactar 16 mil jovens em 2023
A organização conta com mais de 350 colaboradores e já impactou a vida de mais de 300 mil pessoas. Atualmente, são mais de 12 mil pessoas participando de projetos, todos sem custos aos participantes, em mais de 100 municípios do Paraná e de Santa Catarina
A instituição GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) completa 20 anos em abril com planos de expansão. A meta é atingir 16 mil jovens neste ano, sendo 10 mil nos programas de aprendizagem profissional e estágios e o restante em projetos sociais voltados ao empreendedorismo e à preparação para o ingresso no Ensino Superior.
A GERAR, que tem sede em Curitiba, nasceu com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social. A entidade é reconhecida, principalmente, pelo programa Aprendiz Legal, estágios e atuação social, mas nesses anos foram vários projetos focados em transformar a sociedade. Atualmente, desenvolve o Aprova, que visa preparar jovens para ingressar no Ensino Superior; o MEGA, que fomenta o empreendedorismo; o Florescer, voltado a resgatar a autoestima de mulheres, além de diversos outros projetos sociais.
Em 2010, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho conferiu à GERAR uma franquia para atuar, no Paraná e em Santa Catarina, com o Aprendiz Legal, programa que visa inserir e formar o jovem para o primeiro emprego. Este ano, a instituição ampliará a atuação em outros 6 estados, inicialmente de maneira remota.
A organização conta com mais de 350 colaboradores e já impactou a vida de mais de 300 mil pessoas. Atualmente, são mais de 12 mil pessoas participando de projetos, todos sem custos aos participantes, em mais de 100 municípios do Paraná e de Santa Catarina.
De acordo com o presidente do Conselho Diretor da GERAR, Francisco Essert, impactar e transformar vidas é a missão da instituição. “Tivemos sucesso nesses 20 anos porque soubemos fazer duas coisas: incluir cada vez mais projetos e diversificar nossa atuação”.
A superintendente Heloisa Arns destaca a relação próxima e diálogo que a GERAR mantém com colaboradores, público-alvo e parceiros. “Procuramos oferecer o melhor serviço e cursos que estejam de acordo com as necessidades do mercado. Buscamos formar pessoas que pensem e resolvam problemas de uma forma mais humana e mais efetiva”.
METAS
Em 2023, a GERAR quer investir ainda mais pesado em qualificação, atuando como parceira do poder público, dentro do programa federal Qualifica Brasil. O objetivo é contribuir para reduzir o desemprego. Outra meta é fortalecer os programas que já existem na instituição.
Um dos grandes desafios é instituir a aprendizagem em formato EAD, expandindo a atuação da instituição para outros 6 estados e contribuindo para que milhares de jovens ingressem no mundo do trabalho.

PROJETOS
Entre as iniciativas realizadas pela GERAR está o APROVA, o maior projeto, no Paraná, de preparação para ingresso no Ensino Superior. Neste ano, 15 municípios receberão turmas. São mais de 1 mil vagas oferecidas gratuitamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 21/04 e as aulas devem começar no início de maio. O link para inscrições é: https://forms.gle/7XCKHdmSECHAnZ5L6
O programa funciona como um cursinho pré-vestibular. O objetivo do projeto é atender alunos entre 14 e 18 anos da rede pública que desejem reforçar a aprendizagem, retomar os estudos ou entrar no ensino superior.
Em Curitiba, são 280 vagas. Ainda haverá turmas no litoral paranaense e em diversas outras regiões. Os municípios atendidos serão os seguintes: São Jose dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Ponta Grossa, Cianorte, Maringá, Guaraqueçaba, Alvorada do Sul, Ibiporã, Porecatu, Santo Antônio do Caiuá, Itaguajé, Centenário do Sul, Primeiro de Maio, além de Curitiba.
Outro projeto é o MEGA, que visa fomentar o empreendedorismo e este ano deve atender mais de 3 mil pessoas.
DIFERENCIAÇÃO
“Diferenciação” para fazer diferente. Este é o tema do ano da GERAR, que motivará colaboradores a buscar soluções inovadoras, e jovens a pensar em alternativas promissoras. Para que a “diferenciação” aconteça na prática, a GERAR montou um comitê que elaborará ações e receberá contribuições dos colaboradores.
Francisco Essert afirma que a diferenciação é fazer melhor e diferente os projetos que a instituição realiza. “A evolução das coisas é muito grande. Se quisermos fazer mais do mesmo em todos os anos, ficamos para trás. Queremos fazer diferente para que faça mais sentido para as empresas que são nossas parceiras e para os jovens contratados”.