Festival cultural ressalta as origens e tradicionalidade de Turvo

O evento ocorreu durante a X Olimpíada Rural de Turvo, no dia 10 de setembro

Por meio do incentivo da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, ocorreu na noite do último sábado (10 set), juntamente com a X Olimpíada Rural, o 1º Festival Cultural de Turvo. Com participação dos grupos Chão Batido, Ko’e Ju Porã e Gátãn os Donos da Terra, o festival iniciou às 19h, chamando a atenção de todos que estavam presentes no evento. 

O prefeito Jerônimo realizou a abertura do Festival, desejando boas vindas e ressaltou a importância do evento para o município. 

Para iniciar as apresentações a aldeia indígena de origem Kaingang, do grupo Gátãn os Donos da Terra, fez uma apresentação de dança e canto, ressaltando sua cultura e origem. Depois foi a vez do grupo Chão Batido, resgatar e manter as tradições da cultura gaúcha, dançando um xote tradicional. Por fim, abrilhantaram a noite o grupo Ko’e Ju Porã, da aldeia indígena de origem Guarani, em um lindo coro musical. 

Mais de 30 pessoas se apresentaram na primeira edição do Festival Cultural, onde mostraram a cultura do município para moradores e visitantes que acompanharam as apresentações. A entrada era livre, assim como de toda a Olimpíada Rural, o que resultou em mais de mil pessoas assistindo ao Festival Cultural.

“O Festival Cultural é promovido para mostrar a arte e cultura de cada local, como nós temos as etnias indígenas e a questão tropeira, essas culturas são muito fortes em nosso município, e quanto mais as pessoas conhecem, sabem sobre o que tem em Turvo, mais irão respeitar” comentou Simone, diretora do Departamento de Turismo.

Devido ao sucesso do evento, a previsão é de que o Festival ocorra anualmente e que mais pessoas possam participar nas próximas edições. 

*Assessoria com edição

Deixe um comentário