Atleta do judô de Guarapuava vai representar o Paraná na etapa nacional dos Jogos Escolares

Henrique Lemos (12 anos) venceu a etapa estadual em Campo Mourão; o jovem está no esporte desde os seis anos

O Paraná terá um judoca guarapuavano como representante da categoria na fase nacional dos Jogos Escolares de 2022. O grande evento esportivo dos estudantes será disputado no Rio de Janeiro (RJ) ou em Aracaju (SE).

Henrique Lemos (12 anos) venceu a etapa paranaense do judô em Campo Mourão no dia 23 de julho na categoria Classe B-Ligeiro, -40kg. Estudante da Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, ele afirma que foi a primeira vez que disputou os jogos finais. “Foi uma honra ir para lá, foi a primeira vez que disputei e fui para dar o meu melhor”, destaca. Foram quatro lutas para conseguir a classificação, depois, caso vença disputará as olimpíadas escolares.

A mãe, Alessandra Lemos, comenta que, este ano, ele foi campeão paranaense nos jogos escolares e também Federação Paranaense de Judô (F.PR.JUDÔ). Em agosto ele irá disputar a segunda fase pela F.PR.JUDÔ e caso vença, irá lutar o nacional pela Federação.

“É uma experiência muito gratificante porque a gente fica muito feliz e orgulhoso em saber que ele tem esse dom, que a gente consegue levar nos treinos, buscar. Tem que ter incentivo, mas é bem gratificante a recompensa, ver que ele está conseguindo almejar e conquistar as coisas dele”, conta Alessandra.

Esse ano ele ganhou a seletiva paranaense e o circuito paranaense de judô na primeira etapa. No ano passado, Henrique venceu o campeonato interestadual Meeting e a Copa Paraná. Além disso, conseguiu a 7ª colocação no Campeonato Brasileiro.

Acompanhada de sua mãe, o atleta conversou com a equipe do CORREIO (Foto: Redação/Correio)

COMEÇO
Henrique iniciou no judô com seis anos ao ser inscrito pelos pais em uma escola. O objetivo inicial era que ele praticasse esporte e a escolha pelo tipo de luta se deu pelas vantagens ao atleta. “A gente foi atrás porque é um esporte que, além de exercitar o corpo, tem a parte mental, de ensinar muito, de disciplina. E a gente ficou muito satisfeito porque acertou, porque ele tem um dom. Além dele gostar, nasceu com esse dom da prática, de conseguir assimilar os golpes e colocar em prática isso”, afirma a mãe.

O jovem também compreende que a dedicação vai além de vencer lutas e conquistar medalhas. “Foi bem legal quando eu descobri que eu tinha esse dom. Quando eu era pequeno sabia dos benefícios que isso podia trazer para mim. Agora, comecei a entender que o judô é algo bom, mental e físico também. Antigamente, eu ficava nervoso nos primeiros campeonatos, agora, já acostumei, já vou mais leve e sei o que tem que fazer lá”.

OLIMPÍADAS
E daqui para frente, o foco da família é preparar Henrique para um futuro também de atleta. “A gente vê ele nas Olimpíadas já”, diz a mãe. Os treinos ocorrem durante toda a semana, sendo de segunda, quarta e sexta-feira de judô e no terça e quinta-feira de trabalho físico.

Em casa, o atleta já tem um grande fã, o irmão Emanuel (8 anos) que desde os quatro anos também treina judô e tem em Henrique um exemplo para se dedicar ainda mais e quando puder competir, também sair como vencedor.

Deixe um comentário