Projeto ‘Ginástica nos Bairros para Mulheres’ tem aulão com temática julina

O “Aulão Julino”, que faz parte do projeto “Ginástica nos Bairros para Mulheres”, é um evento tradicional em Guarapuava e reúne alunas dos mais diferentes locais da cidade

Como em um mosaico humano, elas se reúnem e param. A estática dura apenas alguns segundos, o tempo necessário para fotos do grupo formado por mais de 150 mulheres. Depois de alguns cliques e disparos de flashes, o som sobe e a alegria, definitivamente, começa.

Foi assim o início da festa no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Antonio Carlos de Paula, do Bairro Morro Alto (Pavão), na tarde deste domingo (24).

O “Aulão Julino”, que faz parte do projeto “Ginástica nos Bairros para Mulheres”, é um evento tradicional em Guarapuava e reúne alunas dos mais diferentes locais da cidade. Além da confraternização, nesses eventos, há lanche compartilhado e o sorteio de prêmios, além de música e diversão durante a tarde toda.

“O projeto já tem mais de dez anos e a gente percebe a evolução dessas mulheres, tanto pelo que elas contam, que as dores acabam, a autoestima melhora e a saúde em geral também, quanto pelo psicológico e o espírito de convivência”, destaca a professora de educação física do projeto na Vila Bela, no Cristo Rei e na Vila Carli, Débora da Silva.

Para Juliana Rodrigues Lupepsa, professora de educação física nas turmas do projeto no Espaço Cidadão do Xarquinho, do Primavera, Pavão e Santana, comenta que as alunas têm sentido uma melhora na qualidade de vida, ainda mais no retorno após paralisação pela COVID-19. “Muitas alunas chegam contando que vão ao médico, fazem a bateria de exames e constatam que estão saudáveis. Por causa da pandemia, muitas pessoas entraram em depressão e outros tipos de doenças. Então, depois da pandemia, o pessoal começou a se cuidar melhor e se olhar melhor e a atividade física tem esse poder. Costumo dizer que é um remédio saudável para todos, é um remédio natural”, salienta.

Foto: Secom

“Esse é um momento de confraternizar. Aqui, podemos conhecer novas pessoas, fazer mais amizades e é muito importante para a saúde. É sempre bom praticar as atividades físicas, pois isso te dá disposição. Porque muitas vezes, se você fica ociosa em casa, dá canseira. E quando você está praticando exercício físico, já dá mais ânimo e mais disposição”, contou Sônia Regina Pedroso, de 54 anos, participante do projeto na Vila Carli, há mais de um ano,

As aulas do projeto são gratuitas e, para participar, basta comparecer no ginásio mais próximo no horário de serviço. As aulas são disponibilizadas para mulheres, maiores de 18 anos.

GINÁSIOS E HORÁRIOS

  • Santana: Terças e Quintas, às 19h;
  • Xarquinho: Segundas e Quartas, às 17h50;
  • Vila Bela: Segundas e Quartas, às 19h e às 20h;
  • Morro Alto (Pavão): Terças e Quintas, às 17h50;
  • Vila Carli: Terças e Quintas, às 19h;
  • Primavera: Segundas e Quartas, às 19h;
  • Cristo Rei: Terças e Quintas, às 20h.
Deixe um comentário